domingo, 1 de maio de 2016

A SOBERBA PETISTA FOI TAMANHA QUE A QUEDA ERA UMA QUESTÃO DE TEMPO

SABEDORIA DO PASSADO
Por que ler os clássicos? Uma boa razão (...) é que, ao fazê-lo, temos a chance de apreender algo com a experiência das gerações que nos antecederam. A literatura clássica, afinal, empacota num corpus testado e aprovado pelo tempo a sabedoria do passado.

Se Dilma Rousseff e os petistas de um modo geral estivessem mais atentos aos gregos, talvez não tivessem cometido os erros que agora os colocam à beira do impeachment. A cultura grega era uma cultura da medida e da temperança. Pán métron áriston (tudo com moderação é melhor) era um dito muito popular atribuído ao poeta Cleóbulo...

A perda da moderação é a hýbris, conceito complexo que admite várias traduções, como soberba, orgulho, excesso, desmedida. Ela era invariavelmente punida pelos deuses, produzindo histórias que se tornaram algumas das melhores lendas e tragédias da literatura. Vítimas ilustres da hýbris incluem Ícaro, Prometeu, Narciso, Édipo.

No caso de Dilma e o PT, os excessos foram calculados. Governantes costumam adotar medidas populistas? Sem dúvida, mas Dilma resolveu fazê-lo numa escala inaudita, na qual era o marketing e não as disponibilidades orçamentárias que definiam o tamanho dos programas.

Autoridades do Executivo pedalam? Pedalam, mas a presidente decidiu esmerar-se, transformando uma prática que seus antecessores mantiveram limitada a não mais do que 0,1% do PIB em imodesto 1%.

Candidatos a cargos público mentem em campanhas? Mentem, mas a presidente optou por superar a concorrência e perpetrou o maior estelionato eleitoral da história recente.

A corrupção existe desde sempre? Sim, mas há indícios de que baluartes do PT transformaram esquemas de desvio em método administrativo.

hýbris petista foi tamanha que a queda era uma questão de tempo.

2 comentários:

Valmir disse...

renuncia de uma vez???? e o trabalhão que certamente dá apagar todos os HDs com os rastros das falcatruas?? e os papeis a serem queimados???? e o saque geral no estado que precisa ser feito já que os vampiros todos vão ficar sem as veias da mãe pátria e mesmo se quisessem trabalhar não poderiam pq eles mesmos acabaram como emprego...enfim...eles precisam de tempo.

celsolungaretti disse...

Como já escrevi, percebe-se claramente que parte dos dirigentes do PT não quer saber de nova eleição. Eles preferem apostar num governo fracassado do Temer, acreditando que o partido poderá, então, voltar à Presidência em 2018.

É mais uma bobagem, claro. Devem ter aprendido estratégia com o Felipão.

A Operação Lava Jato já tem mais do que o suficiente para encarcerar o Lula. E, como ele não é bobo nem nada, provavelmente acertará os ponteiros com o Temer, quando este, depois de empossado, o chamar para uma conversa, como disse que fará.

O caminho que eu proponho é o melhor neste instante, assim como a aprovação da emenda Dante de Oliveira teria sido melhor para o Brasil e os brasileiros em 1984.

Mas, é o próprio PT que está jogando no ralo a última chance de evitarmos um Governo Temer.

E aí vêm alguns tolos e me mandam mensagens furibundas, acusando-me de "direitista". Dão-me um tédio infinito.

Related Posts with Thumbnails