sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

MARIGHELLA, HERÓI DA LUTA CONTRA DUAS DITADURAS (PARA VER E BAIXAR)

Mostrando as marcas das torturas
Barbaramente torturado pela ditadura de Getúlio Vargas (afora o pau-de-arara, espancamentos e choques elétricos de praxe, queimaram seus pés com maçarico, enfiaram-lhe estiletes sob as unhas e arrancaram seus dentes) e assassinado pelos tocaieiros da ditadura dos generais, Carlos Marighella foi o maior revolucionário brasileiro do século passado, tendo se destacado como dirigente do PCB desde os anos 30 e depois, nos '60, liderado a guinada para a luta armada e estruturado uma das principais organizações guerrilheiras do período, a ALN. 

É chocante a miopia dos produtores e cineastas brasileiros, que até agora não haviam aproveitado sua riquíssima trajetória num filme de dramatização histórica. 

Só quando a ótima biografia do Mário Magalhães se tornou best seller eles acordaram: vem aí o longa-metragem que marcará a estréia de Wagner Moura na direção e é baseado exatamente em Marighella - o guerrilheiro que incendiou o mundo

Como aperitivo, os leitores do blogue podem assistir, na janelinha abaixo, à íntegra do documentário Marighella (2012), com 96 minutos, de autoria da sobrinha do grande revolucionário baiano (que está também disponibilizado para download aqui).

Segundo o crítico Francisco Russo, este aspecto é muito destacado na obra:
"Dirigido pela socióloga Isa Grinspum Ferraz, o documentário é ao mesmo tempo uma pesquisa sobre a vida de Carlos Marighella e também um filme pessoal. Afinal de contas, Isa é sobrinha do personagem principal da história, muitas vezes chamado de 'tio Carlos' no próprio filme. Esta dualidade entre o aspecto familiar e o histórico pontua todo o documentário...
O forte do documentário é o material de pesquisa obtido. Seja através dos discursos de Marighella, que refletem a força de suas palavras mesclada ao engajamento por ele proposto, até a bela e surpreendente apresentação da prosa em versos. As imagens históricas e os depoimentos registrados também ajudam a contar a história de como Marighella se interessou por política e acabou se tornando o inimigo número um da ditadura militar..."
Há dois outros documentários sobre o saudoso companheiro Menezes, com duração menor: Marighella: o retrato falado do guerrilheiro (2010, 56 min.), de Sílvio Tendler, que pode ser visto aqui; e É preciso não ter medo - relatos de Carlo Marighella (32 min.), dirigido por Silvia Melo e Tayra Vasconcelos.

Finalmente, quem sabe lidar com torrents pode baixar o livro Marighella - o guerrilheiro que incendiou o mundo clicando aqui ou aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails