Pouco presente no noticiário, o próspero estado do Texas, nos EUA, virou destaque negativo em todo planeta: lá uma universidade obtusa proíbe Platão, por coincidência fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.
Falecido em 347 ou 348 a.C., ele é tido como o maior pensador da Antiguidade. Mas, cometeu o pecado de não ter previamente se policiado para evitar infringir futuras diretrizes estaduais sobre raça e ideologia de gênero.
Orgulho-me de ter combatido a praga do patrulhamento cricri pela raiz, em 2010, quando um tal Conselho Nacional de (des)Educação tentou banir dos currículos escolares o livro Caçadas de Pedrinho, do Monteiro Lobato (vide aqui). Daquela vez tal tentativa extemporânea de censura foi fulminada pelos artigos escritos por alguns de nossos melhores artistas e jornalistas.
Mas tais simplistas fanáticos continuam exercendo sua influência emburrecedora no meio universitário daqui e até no dos EUA, conforme estamos constatando.
Sempre respondi a essa gente estridente que, ao invés de esperneamos contra as palavras com que nos referimos às coisas do mundo, temos mais é de transformar o próprio mundo, pela via revolucionária.
Eis dez das melhores frases do Platão, algumas das quais que até parecem ter sido concebidas especialmente para combater tal escalada da ignorância:
* O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo porque tem que dizer alguma coisa.
* Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.
* Não é permitido irritarmo-nos com a verdade.
* Não devemos de forma alguma preocupar-nos com o que diz a maioria, mas apenas com a opinião dos que têm conhecimento do justo e do injusto, e com a própria verdade.
* Aqueles que desejam cantar sempre encontram uma música.
* Uma das penalidades por se recusar a participar da política é que você acaba sendo governado por pessoas inferiores.
* Nosso objetivo na construção do estado é a maior felicidade do todo e não a de qualquer classe.
* Os Estados só têm chance de serem felizes se os filósofos forem reis ou se os reis passarem a ser filósofos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário