sexta-feira, 25 de março de 2022

O BOZO DESTRÓI O BRASIL, MAS OS BRASILEIROS VOTARÃO É COM O BOLSO

leonardo sakamoto
BOLSONARO TEM 26%, MAS CRENÇA NA ALTA
DA INFLAÇÃO ATINGE 79% DOS ELEITORES
Pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta (25), aponta que 97% da população avaliam que os preços dos produtos aumentaram nos últimos meses. 

Desse total, 77% afirmam que eles aumentaram muito – percepção que teve um salto de oito pontos em apenas 14 dias (no levantamento anterior do instituto, 69% avaliavam a mesma coisa). 

E 79% acreditam que a inflação e os preços continuarão subindo nos próximos meses, frente a 72% que pensavam a mesma coisa na pesquisa anterior. Desses 79%, 33% acham que eles vão subir muito (eram 27% no início do mês). 

Por recomendação do centrão, o presidente Jair Bolsonaro está gastando o que pode e o que não pode para atrair o voto dos trabalhadores pobres e da classe média, que foram especialmente atingidos pela pandemia. Pelos números de recuperação nas intenções de voto, ele vem sendo relativamente bem-sucedido nisso. 

Não se sabe até quando, porém. A pergunta posta à mesa é se as condições econômicas do país vão impor um teto à recuperação eleitoral de Jair Bolsonaro. 

A inflação não dá sinais de que vai arrefecer, pelo contrário. E isso corrói o poder de compra:
— dos salários (a renda média caiu 9,7% em 12 meses, segundo o IBGE);
— de benefícios, como o Auxílio Brasil de R$ 400; 
— bem como dos dos chamados pacotes de bondades

[Como aquele em que o governo fez uma ilusão de ótica e liberou dinheiro dos próprios trabalhadores, como uma parte do FGTS, adiantou o 13º do INSS e permitiu mais empréstimos consignados para aposentados.]

As pesquisas Ipespe e Datafolha, divulgada nesta quinta (24), trouxeram números convergentes. Na entrevista estimulada do Ipespe, Lula aparece com 44% e Bolsonaro, com 26%. 

Já no Datafolha, Lula aparece em três cenários com 43% e em um com 44% e Bolsonaro, sempre com 26%. Elas confirmam a melhora de Jair. 

Mas, para 63% da população, a economia brasileira sob o governo Jair Bolsonaro está no caminho errado, frente a 27% que acham que ela está no caminho certo, segundo a Ipespe. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. 

Com a terceira via empacada e sem sinais de que será um problema eleitoral, é a inflação e não Lula o maior medo da campanha de Bolsonaro à reeleição neste momento. 

Até porque é mais fácil inventar uma mamadeira de piroca turbinada do que isentar um presidente pela responsabilidade no estouro dos preços e pela queda na qualidade de vida. (por Leonardo Sakamoto)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails