segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

EXCESSO DE PACTOS PODE TORNAR CATASTRÓFICO O GOVERNO DE LULA

O
alerta foi lançado pelo filósofo Vladimir Safatle, no programa 20 minutos da semana passada, cuja íntegra pode ser acessada pelo leitor na janelinha do rodapé):
"A bomba ia explodir agora com o risco de eleger Bolsonaro, mas com a frete ampla [que o PT está articulando] vai explodir depois e pode ser politicamente catastrófico para a esquerda. O risco é não conseguir governar, ficar tudo paralisado por conta de tantos pactos, ou fazer um governo de centro-direita porque é isso que temos para hoje".
Segundo Vladimir Safatle, a estratégia da frente amplíssima contra o fascismo pode tornar as eleições presidenciais deste ano um jogo apenas simbólico:
"Como não se configurou nenhuma outra esquerda, o PT pode fazer o que quiser, porque quem é de esquerda não tem outra opção de voto. Mas, o PT deveria explicar para a sociedade o que é um programa de esquerda efetivo para o Brasil. Se colocasse isso no 1º turno, poderia negociar no 2º. Mas, se já entra na disputa com um rebaixamento do horizonte propositivo, o PT joga a toalha antes de começar a luta".
Ele pondera que "riscos existem em vários níveis e a gente está trocando um pelo outro". E não esconde seu pessimismo:
"O Brasil é um país sem esquerda e, de forma geral, a esquerda latino-americana já não acredita em si mesma".

 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails