sexta-feira, 26 de novembro de 2021

ISTO TODOS NÓS JÁ ESTÁVAMOS CARECAS DE SABER: BOLSONARISMO = ANTISSEMITISMO.

rui martins
A FRASE CRIMINOSA DE JOSÉ CARLOS BERNARDI
H
oje a Jovem Pan se transformou numa das maiores propagandistas conceituais e ideológicas do governo Bolsonaro e de sua sustentação, tendo se reforçado com o ex-ministro Ricardo Salles e com o comentarista Alexandre Garcia.

Mesmo morando em Genebra. tomei conhecimento do recente episódio envolvendo o José Carlos Bernardi, outro integrante dessa brigada bolsonarista, graças a um vídeo enviado por meu colega Luiz Gomstein, acompanhado do seguinte recado: "Vejam que absurdo, é loucura o que o Bernardi fala na Jovem Pan". Abri, vi, ouvi e levei um choque.

Mas, vamos saber primeiramente quem é Bernardi.

José Carlos Bernardi era até então um dos nomes importantes da Jovem Pan. Segundo o expediente da emissora, jornalista, cristão, empreendedor social e comentarista político. De acordo com o site Forum, Bernardi se dizia “comentarista cristão”.

E o que Bernardi disse? Isto:
"É só assaltar todos os judeus que a gente consegue chegar lá. Se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico dos judeus, o Brasil enriquece. Foi o que aconteceu com a Alemanha no pós-guerra". 
Para mim, vai um tanto além. É racista, é antissemita, mas é principalmente criminosa e de incitação ao crime. 

Para a antropóloga Adriana Dias, constitui-se numa é uma apologia ao nazismo

Essa frase é tão aviltante, tão insuportável, que em poucas horas seu autor foi demitido da Jovem Pan e de um cargo na Assembleia Legislativa de SP, no gabinete do deputado Campos Machado.

Uma semana depois do ocorrido, embora Bernardi tenha sido jogado fora por seus amigos, apoiadores de outras tantas análises políticas extremadas, não se pode imaginar ser essa frase um lapso momentâneo, um escorregão de raciocínio. 

O atual governo já vulgarizou o vocabulário da maldade e vem fazendo uma reinterpretação nazifascista da História e da nossa história. A tal ponto, que um de seus defensores ideológicos, num momento de excitação, colocou para fora o que todos eles pensam. O que é um Holocausto para quem provocou e defende ainda o genocídio?
A história dos nossos índios e negros e pobres é também uma história de extermínio, de exploração, de pilhagem e de escravidão. Se todos nós brasileiros temos todos um pouco ou muito de sangue dos judeus fugitivos da Península Ibérica para escapar do extermínio, temos também sangue dos índios, que viviam desde muitos séculos nestas terras antes de Cabral. 

E hoje o que acontece? Estão sendo roubados de suas terras, estão sendo expulsos dos lugares onde viviam, ou. pior do que isso, estão sendo assassinados com suas crianças. E temos sangue dos negros escravizados que, mesmo libertados continuam sendo tratados como pessoas de segunda classe.

Estamos sendo hipócritas se condenamos Bernardi em nome dos crimes cometidos contra os judeus, sem condenarmos a espoliação dos indígenas, roubados e expulsos de suas florestas e suas terras; se não condenarmos a exploração dos negros, marginalizados no trabalho mal pago, induzidos, tanto índios como negros, a abraçarem a religião dos invasores. (por Rui Martins)

Um comentário:

Fausto Neves disse...

IDEA Global State of Democracy Reports 2021
https://www.idea.int/gsod/sites/default/files/2021-11/the-global-state-of-democracy-2021_1.pdf
https://www.idea.int/gsod/las-americas
https://www.idea.int/gsod/sites/default/files/2021-11/estado-de-la-democracia-en-las-americas-2021.pdf

Related Posts with Thumbnails