quinta-feira, 8 de outubro de 2020

NOSSA CAPACIDADE CEREBRAL RACIONAL AINDA ESTÁ LONGE DE HAVER ATINGIDO O ÁPICE DO SEU POTENCIAL – 2

(continuação deste artigo)
E
ntendemos por ócio produtivo a possibilidade de, a partir de um produzir social coletivo e tecnológico, podermos dispor, cada um de nós, de mais tempo para o convívio social e para o desenvolvimento do intelecto humano.

Nossa luta é contra a permanente disputa e hostilidade inter-racial e entre os seres humanos estratificados em classes sociais.

Travamos uma anti-luta pela paz, para que o ser humano possa desenvolver as suas potencialidades, ao invés de ficar preso a um processo de inclusão escravista e de exclusão indutora ao crime. 

O ócio produtivo somente pode ser exercido numa sociedade que produza os bens necessários à cômoda subsistência material, tendo esta, por sua vez, como premissa o esforço coletivo conjugado e equitativo.

Não me resta a menor dúvida de que, com tempo e condições materiais disponíveis, a evolução do ser humano caminhará para um estágio de qualificação que surpreenderá a todos, pois essa nossa caixinha cerebral racional ainda está longe de haver atingido o ápice do seu potencial. 

Mas, voltando à vaca fria, como o ministro Paulo Guedes ousa sustentar que o Brasil estaria eliminando o desemprego como jamais aconteceu (ele chegou ao cúmulo de afirmar que teríamos recuperado mais de 100 mil empregos!), quando todos sabemos que mais de 30 milhões de brasileiros já estão na desesperadora condição de mão-de-obra ociosa?

Como pode Guedes dizer, supostamente a sério, que estamos surpreendendo o mundo com nossa recuperação (afirma que antes a previsão mundial era de queda do PIB em 10% ao ano e que agora é  de 5% ao ano!), quando o real foi a moeda que mais se desvalorizou perante o dólar dos Estados Unidos, entre todas as moedas mundiais? 

Será que ele considera que a recuperação de um estágio catastrófico para outro um tiquinho menos catastrófico, mas ainda assim desastroso, pode ser considerada saudável???

Mas, como a intenção do artigo é darmos tratamento ameno às realidades desagradáveis, finalizemos dedicando ao  Guedes uma antiga música do Erasmo Carlos que parece ter sido composta especialmente para os pinoquios da política brasileira e os mercadores de ilusões em geral:
Zico tá no Vasco, com Pelé
Minas importou do rio, a maré
Beijei o beijoqueiro na televisão
Acabou-se a inflação
Barato é o marido da barata
Amazônia preza a sua mata
Tá tá tá

Pega na mentira
Pega na mentira
Corta o rabo dela
Pisa em cima
Bate nela
Pega na mentira

Já gravei um disco voador
Disse a Castro Alves seu valor
Em Copacabana não tem argentino
Sou mais moço que um menino
Vi Papai Noel numa favela
O Brasil não gosta de novela
Pega na mentira
Pega na mentira
Corta o rabo dela
Pisa em cima
Bate nela
Pega na mentira

Sônia Braga é feia, não é boa
Já não morre peixe, na lagoa
Passa todo mundo no vestibular
O amor vai se acabar
Carnaval agora é um dia só
Sem censura e guaraná em pó
Pó pó pó

Pega na mentira
Pega na mentira
Corta o rabo dela
Pisa em cima
Bate nela
Pega na mentira
(um artigo de Dalton Rosado)

Um comentário:

SF disse...

Claro como o dia, Dalton.
E esse espaço lúdico, prazeiroso e produtivo pode e deve ser buscado.
Isso vem desde Aristóteles que, por sinal, é a citação inicial do livro de Domenico Masi.
Agora, qdo será um projeto de toda a sociedade?

Related Posts with Thumbnails