sexta-feira, 4 de setembro de 2020

JULGAMENTO DA REDE DE APOIO NOS FAZ RELEMBRAR A CHACINA DO CHARLIE HEBDO

Começou em Paris o julgamento de 14 cidadãos acusados de darem apoio logístico, financeiro ou material aos três terroristas responsáveis pelo ataque ao semanário satírico Charlie Hebdo e a um supermercado judeu em janeiro de 2015.

A bestialidade dos fanáticos, que acabaram mortos pela polícia, custou a vida de 17 pessoas, 10 das quais integrantes da  redação do Charlie, inclusive o genial cartunista Georges Wolinski, que continuava na ativa aos 80 anos. Eu vinha acompanhando com muita admiração seu trabalho desde 1972, na saudosa revista Grilo

Certamente tais abominações não suportavam o contraste com uma grandeza que jamais alcançariam, pois ela é inerente ao homem que assim se constrói com seus talentos e esforços. 

E não dádiva de deuses e profetas que também são construídos pelos homens, só que pelos piores homens: aqueles infantilizados que não ousam assumir a responsabilidade pelos próprios destinos, daí necessitarem desesperadamente crer que alguém maior os conduz e zela por eles, como quando papais e mamães o faziam.

Nos posts abaixo os leitores encontrarão duas lições tiradas daqueles episódios sanguinários: 
— a do Rui Martins, sobre a cegueira religiosa; e 
— a minha, rechaçando a patética postura de alguns articulistas de esquerda, que então relativizaram as matanças em nome do sagrado direito de os párias da modernidade tentarem, com tiros e bombas, fazer a História retroceder à Idade Média.   

Boa leitura! (por Celso Lungaretti)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails