segunda-feira, 23 de março de 2020

SUPERIORIDADE DOS PAÍSES ASIÁTICOS NO COMBATE AO CORONAVÍRUS PODE FAZER BROTAREM OS ESTADOS POLICIAIS DIGITAIS

"Não somente na China, como também em outros países asiáticos a vigilância digital é profundamente utilizada para conter a epidemia. 

Em Taiwan o Estado envia simultaneamente a todos um SMS para localizar as pessoas que tiveram contato com infectados e para informar sobre os lugares e edifícios em que existiram pessoas contaminadas. 

Já numa fase muito inicial, Taiwan utilizou uma conexão de diversos dados para localizar possíveis infectados em função das viagens que fizeram. 

Na Coreia quem se aproxima de um edifício em que um infectado esteve recebe através do Corona-app um sinal de alarme. Todos os lugares em que infectados estiveram estão registrados no aplicativo. Não são levadas muito em consideração a proteção de dados e a esfera privada. 
Em todos os edifícios da Coreia foram instaladas câmeras de vigilância em cada andar, em cada escritório e em cada loja. É praticamente impossível se mover em espaços públicos sem ser filmado por uma câmera de vídeo. 

Com os dados do telefone celular e do material filmado por vídeo é possível criar o perfil de movimento completo de um infectado. São publicados os movimentos de todos os infectados. 

Nos escritórios do Ministério da Saúde coreano existem pessoas chamadas tracker que dia e noite não fazem outra coisa a não ser olhar o material filmado por vídeo para completar o perfil do movimento dos infectados e localizar as pessoas que tiveram contato com eles.

Espero que após a comoção causada por esse vírus não chegue à Europa um regime policial digital como o chinês. Se isso ocorrer, o estado de exceção passaria a ser a situação normal. O vírus, então, teria conseguido o que nem mesmo o terrorismo islâmico conseguiu totalmente."
(trechos de um longo artigo do filósofo e ensaísta sul-coreano Byung-Chul Han, autor de Sociedade do Cansaço, que El País acaba de publicar e cuja íntegra pode ser acessada aqui

Ele discorre sobre o porquê de os países asiáticos, com seu modelo de sociedades estritamente vigiadas, nas quais o Big Data invade todas as esferas da vida dos cidadãos, foram muito mais eficientes no combate ao coronavírus, alertando para o perigo de que tal superioridade impulsione a adoção do autoritarismo com base digital em grandes nações ocidentais)

Um comentário:

Anônimo disse...

***
Eu não sou filósofo e nem sequer coreano e já sabia disso.
As vezes eu falo uma palavra e do nada a aparece uma propaganda no meu celular relacionada ao que falei.
Atente-se que não saí de casa, não pesquisei por texto e nem por voz, mas o celular estava "escutando"o que eu dizia.
Pelo menos, lá usaram para uma causa mais nobre. Combater uma pandemia.
Aqui é só business mesmo.
Mas que nós monitorados 24h por dia, não resta a menor dúvida.
***

Related Posts with Thumbnails