sábado, 18 de janeiro de 2020

NAZISMO TERRAPLANISTA: O PROBLEMA ESTÁ NO ÂMAGO DO GOVERNO, NÃO NOS SEUS CÍRCULOS PERIFÉRICOS

josias de souza
FOI-SE ALVIM, PERMANECEU A POLÍTICA CULTURAL TÓXICA
A presença de expressões de Joseph Goebbels, ex-ministro da Propaganda de Adolf Hitler, nos lábios de uma autoridade do Brasil não poderia ter outro desfecho senão a exoneração de Roberto Alvim da poltrona de secretário Nacional de Cultura. 

Apesar de a ficha de Jair Bolsonaro ter demorado algumas horas para cair, foi ao olho da rua um assessor que não deveria nem ter sido nomeado. 

Mas há um problema: permanece intacta a pretensão do presidente de colocar em pé uma política cultural tóxica. 

Os detalhes da nova política foram aprovados por Bolsonaro. O demitido esteve com o presidente na véspera. Participou de uma live. Recebeu efusivos elogios do chefe. A política do governo para esse setor parte de um diagnóstico segundo o qual a cultura está doente e seria necessário promover um renascimento da arte

Esses conceitos mimetizam, macaqueiam a teoria nazista da arte degenerada, cujo expurgo Hitler promoveu na Alemanha.
A pretexto de estimular um nacionalismo de viés governista, conspira-se contra a essência da manifestação artística, combate-se tudo o que possa parecer crítico, transgressor ou plural.

A ideia de que o Brasil precisa ser salvo de sua própria cultura —respeitada mundialmente pela diversidade— sobreviverá à saída de Alvim. 

O que nos conduz ao miolo da encrenca: o problema está no bunker do Planalto, não nos subúrbios do governo. Sob Bolsonaro, o palácio convive com a patologia da guerra. O lema de Bolsonaro é: Nós estamos certos e todos os outros estão errados.

Estabelecida a lógica do bunker, o mundo ao redor deixa de ter importância. Guerreia-se pelo gosto de guerrear. Podendo se concentrar em guerras relevantes —contra a paralisia econômica, contra a corrupção, contra o analfabetismo— o governo dispersa energias com guerras imaginárias —contra coisas como o globalismo e o marxismo cultural. 

Bolsonaro e seus ideólogos criam os fantasmas que assustam o governo. (por Josias de Souza)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails