quarta-feira, 13 de novembro de 2019

A MÚSICA DO DIA EM BRASÍLIA FOI (MAIS UMA VEZ!) O "SAMBA DO GOVERNO DOIDO"

leonardo sakamoto
BOLSONARO DESISTE DE CHAMAR DE "INVASÃO" A AÇÃO NA EMBAIXADA DA VENEZUELA
Bolsonaro primeiro chamou de "invasão", depois trocou para "interferência de atores externos". Já seu governo soltou uma nota à imprensa envolvendo o autoproclamado presidente venezuelano, Juan Guaidó para, depois, apagar o nome dele da responsabilidade. 

Publicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e declarações do próprio presidente sobre a invasão da Embaixada da Venezuela, na manhã desta 4ª feira (13), em Brasília, por partidários de Guaidó, foram sendo trocadas ao longo do dia sem que uma justificativa fosse dada por conta disso. 

No início da tarde, Jair não via o caso como invasão, mas seu governo sim. Uma maneira de não desagradar boa parte de seus seguidores e nem alimentar celeuma na reunião dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em curso na capital federal. 

Mesmo a expressão "interferência de atores externos" pode se referir a partidários de Guaidó, a deputados da oposição que estão dentro da embaixada ou, no limite do cinismo, à própria equipe do governo de Maduro. 

Pode ser que isso reflita uma discussão entre membros da cúpula militar e da ala olavista do governo a respeito da melhor estratégia. 

Ou que o presidente apoiava a invasão (como denunciam deputados da oposição), depois voltou atrás dada a repercussão negativa e a chance de troco na Embaixada brasileira em Caracas. 

Ou que ele resolveu amenizar a crítica por ter sido duro com o aliado Guaidó. 

Ou que resolveu mudar a linha para não parecer que ele e o filho Eduardo, que apoiou abertamente a ação, estão em campos opostos. 

Ou pode ser que queira ganhar tempo e deixar as coisas se resolverem por conta própria. 

Ou alguém do clã Bolsonaro fez bobagem e deve ficar sem presente neste Natal. 

Ou um estagiário será demitido. (por Leonardo Sakamoto)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails