domingo, 25 de agosto de 2019

A PRINCIPAL REALIZAÇÃO DO GOVERNO BOÇAL & IGNARO FOI COLOCAR TODO MUNDO CONTRA SI, CÁ E ACOLÁ

jânio de freitas
DUAS OBVIEDADES
Foi preciso que estrangeiros reagissem à aceleração do fogaréu amazônico, incentivada e protegida pelo governo de Jair Bolsonaro.

Há mais de um ano, ou desde o início da sua campanha eleitoral, Bolsonaro ataca a preservação do ambiente, em especial a da Amazônia. Ataca a proteção à vida indígena e suas reservas florestais. Ataca os ambientalistas, as ONGs e todos os que defendam o patrimônio natural.

Esse Bolsonaro só foi contestado pelos que lutam sem poder. A classe socioeconômica que condiciona a gestão do país nem desviou os olhos da Bolsa. E só abriu os ouvidos para as promessas de privatização e de reformas a seu favor.

No governo, Bolsonaro começou por entregar o meio ambiente a um antiambientalista —Ricardo Salles, advogado, condenado em primeira instância por crime de improbidade quando secretário do Meio Ambiente (por um ano) de Geraldo Alckmin.

Logo foi posta em prática a essência do novo governo, definida por Bolsonaro: Eu não vim pra construir, eu vim pra destruir isso que taí. O que sempre inclui mais do que serviços e organizações: também pessoas e, claro, patrimônios públicos.

O desmonte dos sistemas e entidades de estudo, fiscalização e proteção do ambiente natural, sobretudo o amazônico, iniciou-se pelo corte descriterioso de verbas. E já, em muitos setores, pela consequente paralisação também por demissões e admissões desastrosas. A tal ponto que o Ministério Público Federal decidiu investigar a habilitação dos nomeados para as cúpulas desses organismos.

Os primeiros efeitos da política antiamazônica mostraram-se quase de imediato: madeireiros, pecuaristas e garimpeiros viram-se livres de fiscalização e agiram.

A imprensa estrangeira noticiou e criticou o descumprimento de acordos internacionais pelo governo brasileiro. E acompanhou, no destaque e no tom, cada registro de maior desmatamento. Bolsonaro e os seus militares responderam como os flagrados de sempre.

O general Villas Boas, quando comandante do Exército, patrocinador da candidatura de Bolsonaro: “Essa campanha externa tem interesses por trás”. E, pela frente, motosserras e um governo a incentivar os madeireiros criminosos, aos três meses de mandato, com a proibição da queima dos seus caminhões apreendidos.

General Augusto Heleno: “Essas publicações prejudicam muito o Brasil”. Não notou que o desmatamento, não a publicação, é que prejudica. Trata-se, pois, de ação mal-intencionada da imprensa, explicação que culmina em piromania de ONGs a colorir a mente opaca de Bolsonaro.

Não há como escapar à responsabilidade de Bolsonaro pelo fogaréu amazônico. 

Confirmada na absoluta omissão de medidas de combate aos incêndios e incendiários, mesmo depois das insultadas suspensões de ajuda alemã e norueguesa.

Só com a atribuição de crise internacional ao horror amazônico foi sugerido o remendo de soldados no papel de bombeiros. Medida útil para disfarçar a concordância dos militares bolsonaristas com a política antiambientalista e anti-indígenas na Amazônia.

A Fiesp de Paulo Skaf alerta o mundo de que “o Brasil exige respeito” ou, do contrário —bem, do contrário, vários no mundo suspendem compras no Brasil e suas vendas para cá, p. ex.

Seria pouco, comparado ao que podem. E nisso se mostra o tamanho da contradição em que os militares entraram.

A Amazônia substituiu a Argentina na guerra hipotética que, aqui como no mundo, alimenta o pretenso sentido das forças militares.

Supostas ou reais ambições estrangeiras sobre a Amazônia têm sido a obsessão nas últimas décadas. Estrangeiros à distância, portanto. E, no entanto, é o governo marcado pela presença militar, numerosa e importante, que excita e atrai inquietações externas, sejam quais forem, para a Amazônia.

É improvável que nesta altura não haja, nos Estados Unidos e na Europa, cabeças especulando sobre controles internacionais. O Brasil não teria força, de espécie alguma, para impedi-los por si mesmo.
Duas obviedades de dimensão amazônica em Jair Bolsonaro e seu governo:
— uma, o descumprimento de obrigações determinadas pela Constituição, para o meio ambiente e outros fins;
— outra, o desrespeito a tratados internacionais
.
Daí resultante, a permissividade concedida à exploração ilegal da Amazônia, cerceada até a aferição científica do dano territorial, tem relação íntima com crime de responsabilidade. Ou lesa-pátria.

Jair Bolsonaro pôs o mundo contra o Brasil. (por Jânio de Freitas)

4 comentários:

Vandeco disse...

Fico impressionado e decepcionado em sentir que os brasileiros não amam do Brasil e como disse Nelson Rodrigues: são possuidores do “Complexo de vira-lata”. Entende-se por “complexo de vira-lata” a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima. Daqui há pouco nós os brasileiros estaremos “baixando às calças”, e, principalmente, para os “Europeus” que saquearam toda a América do Sul, Latina e até a América do norte do TRUMP. Acabei de ficar 15 dias na Colômbia, para ver muito de perto o grande roubo dos "Europeus". É uma covardia contra a nação brasileira dar ouvidos também a mídia europeia. O Brasil saberá viver muito bem sem fechar acordos com a comunidade europeia. Como sempre viveu. A Amazônia tem dono e o dono chama-se Brasil. Somos patriotas ou não? Só não vê quem não quer enxergar que a EUROPA quer de novo roubar o Brasil. Será que seremos idiotas para sempre?

celsolungaretti disse...

Idiotas seremos se tomarmos a defesa de um celerado que está destruindo um patrimônio da humanidade, que temos o dever de preservar para nossos filhos e netos.

39% dos brasileiros, manipulados, logrados e imbecilizados, elegeram um presidente (totalmente inepto), mas não um monarca absolutista. Se o Congresso e o STF fizessem a lição de casa, essa excrescência já teria sido expelida.

Vandeco disse...


Não deixe de ver, completamente, este vídeo.

UM SIMPLES DADO: 66% DO NOSSO TERRITÓRIO BRASILEIRO ESTÁ DO MESMO JEITO QUE PEDRO ÁLVARES CABRAL ENCONTROU HÁ 500 ANOS

Sustentabilidade sem conversa mole: meio ambiente e uso da terra no Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=ac2v6UlLZyU

celsolungaretti disse...

Vandeco,

as estatísticas sobre a escalada da destruição da Amazônia sob o Bozo são confiáveis, irrefutáveis e tão ameaçadoras que afligiram o mundo civilizado inteiro.

Você encontra gente por aí defendendo o que quer que seja, movida por interesses escusos, por convicções ideológicas ou mera teimosia. Não existem até os canalhas ou energúmenos que fazem malabarismos para salvar a indústria dos combustíveis fósseis, mandando às favas o futuro da humanidade?!

Eu formo opinião por textos escritos, até porque tenho má audição (cortesia dos ídolos do Bolsonaro) desde 1970. Não vejo podcasts de ninguém, prefiro artigos.

Abs.

Related Posts with Thumbnails