quarta-feira, 5 de junho de 2019

FILME SOBRE TRAVESSIA DO WTC É UM BOM CONSOLO PARA NÓS, QUE AGORA ESTAMOS TODOS VIVENDO NA CORDA BAMBA...

"O que me motiva é a aventura de tentar atingir a perfeição. O orgulho de fazer uma boa performance. Eu amo construir
coisas, amo colocar meu corpo e minha mente em
ação. O que me motiva, de fato, é que
amo viver acima de tudo" 
A frase é do equilibrista francês Philippe Petit, que se tornou uma celebridade mundial instantânea no dia 7 de agosto de 1974, ao caminhar da torre sul à torre norte do World Trade Center, que estava em fase final de implantação e seria brevemente inaugurado. 

Com a ajuda de amigos, o equilibrista, então com 24 anos, estendeu um cabo de aço no vão de 60 metros entre os imensos edifícios, a 417 metros acima do solo, andou de um lado para o outro oito vezes e permaneceu suspenso no ar (e sem nenhum tipo de proteção) por 45 minutos. 

Vocês podem assistir na janelinha abaixo ao empolgante filme de Robert Zemeckis, A travessia, lançado em 2015, com Joseph Gordon-Lewitt no papel de Petit. 

Mesmo sabendo que o ator não estava realmente suspenso no ar, é difícil conter uma pontada de vertigem no desfecho do filme, quando é mostrada a performance que Petit realizou correndo perigo real, mas sem os sobressaltos acrescentados por Hollywood, conforme ressalvou numa entrevista à Época:
"Quando eu estava quase sem equilíbrio sobre o cabo, era ficção. É claro que isso não aconteceu, se não eu não estaria falando com você [o repórter]"
O que diferencia A travessia de outros filmes sobre proezas verídicas é sua abordagem próxima à daquelas fitas sobre grandes assaltos meticulosamente planejados e executados por especialistas. O projeto de Petit era totalmente ilegal e ele conseguiu ir obtendo o apoio de outras pessoas com índole romântica, que toparam correr o risco de prisão para ajudá-lo a realizar o que parecia impossível.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails