sexta-feira, 22 de março de 2019

FOI UMA DEMONSTRAÇÃO DE FRAQUEZA, NÃO DE FORÇA. É HORA DE QUEBRARMOS O PRIMEIRO PÉ DO TRIPÉ BOLSONARISTA!

Este era um titã (Atlas)
prisão preventiva do ex-presidente Michel Temer foi praticamente uma reprise da de outros famosos da política: espalhafatosa e discutível.

Os motivos jurídicos arguidos pelo juiz afinado com o lava-jatismo são inconsistentes e não passam do que, na linguagem das ruas, chamamos de forçação de barra. Das mais tortuosas, por sinal.

O timing da operação revela uma clara disposição de o lava-jatismo dar o troco para quantos o contestavam, agora que está vulnerabilizado por seus fracassos recentes, com destaque para a escandalosa tentativa de obter ilegalmente uma base econômica para suas ambições maiores.

Tudo leva a crer que, pelo contrário, acirrará a reação dos que não aguentam mais suportar essa chocante espetacularização do autoritarismo que já dura cinco anos. 

Faz-me lembrar os estertores do jacobinismo, com o qual, aliás, o lava-jatismo tem muitos pontos de contato, pois cada vez mais se evidencia como um projeto de poder, cuja concretização implicaria o estabelecimento de um estado policial 
Este é só um ancião no seu ocaso
De resto, o primarismo das revanches é antípoda do discernimento político. Cabe à esquerda não embarcar em mais este show de autoritarismo rasteiro, como se tivesse desabado um titã e não um combalido ancião de 78 anos.

O momento não é de aplaudirmos uma demonstração inútil de força, mas sim o de quebrarmos o primeiro dos pés do tripé em que se assenta o bolsonarismo: 
  • o combate à corrupção sob o máximo de holofotes (que sempre serviu para a acumulação da forças por parte da direita e jamais impediu que a corrupção retornasse adiante, pois é intrínseca ao capitalismo);
  • o moralismo rançoso de inspiração religiosa; e
  • o anticomunismo falacioso e exacerbado.

2 comentários:

Anônimo disse...

***
Celso,
Você é de um tempo em que se pensava e agia de acordo com um planejamento prévio e meticuloso.

O que se vê hoje são indivíduos reativos, como os tenentes togados mostraram ser.

Falhar em planejar é planejar falhar.

celsolungaretti disse...

Eles repetiram exatamente o mesmo modus operandi de ocasiões anteriores, só que num contexto bem diferente. O "show do Temer" foi um desastre, um verdadeiro tiro no pé...

Related Posts with Thumbnails