terça-feira, 1 de janeiro de 2019

VAMOS CURTIR O DIA DE SATÃ!

Há filmes de baixo orçamento que calham de ser muito bons, mas passam despercebidos porque as empresas distribuidoras e exibidoras investem muito pouco, às vezes nada, na sua promoção. Não são propriamente lançados, mas sim jogados, em salas menores, desaparecendo em seguida.

Eu descobri O dia de satã (d. Ferde Grofé Jr., 1988) quase três décadas atrás, entre pilhas de ofertas de fitas VHS do gênero terror; gostei da sinopse, mas, afora ela, o único atrativo era a participação do veterano ator Cesar Romero, ainda ativo aos (então) 81 anos.

Foi uma grata surpresa. O roteiro era mesmo ótimo: para salvar seu vilarejo de um perigo terrível, o fundador faz um pacto com o demônio, pelo qual este tomaria posse do dito cujo durante um dia a cada ano, transformando-o numa filial do inferno.

Dois mochileiros estadunidenses, quando o ônibus que os transportava quebra no meio do nada, avistam a cidadezinha ao longe e decidem abrigar-se lá, apesar dos alarmados conselhos de motorista e companheiros de viagem. Não dão bola. 

Ao chegarem, encontram todos os moradores estão indo embora para passar o dia sinistro fora dos limites da maldição. Eles, evidentemente, não acreditam em nada daquilo e pagam pra ver. Suas peripécias serão inusitadas e surpreendentes. Vale a pena dar um crédito de confiança para este filme.

Outro crítico que apontou O dia de satã como uma ave rara foi Felipe M. Guerra, no site Boca do inferno: 
"De uma forma simples e com um orçamento visivelmente reduzido, o filme conta uma história sem grandes complicações, mas com uma capacidade extraordinária de acrescentar mais e mais elementos à sua própria mitologia. Assim, o que começa como mais um historinha igual a muitas outras logo vai tomando proporções maiores, desenvolvendo uma trama bem mais interessante e detalhada". 

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Celso, tudo bem, aqui é o Hebert.

Ótima crônica ( como sempre ), sobre dicas culturais, de lazer e filmes.

A seu exemplo, também sou apaixonado por Trash movies,
e o título indicado ( o qual não conhecia ), me lembra muito o programa
Cine Trash na bandeirantes, apresentado por Zé do Caixão, após um período
de ostracismo e dificuldades, em meados anos 90.
Tenho corrido atrás de títulos ( já legendados ou até dublados ),
com legendas em português difíceis de encontrar.
Atualmente, quero a Ilha dos Homens Peixe ( https://www.youtube.com/watch?v=BokOblKFPhY ) , filme obrigatório na Seção da Dez no sbt, junto ao Expresso do Horror ( https://www.youtube.com/watch?v=PiLzoXt1aFc ), "figura carimbada" das madrugadas na emissora ( que eu tenho ), com a dupla dinâmica Christopher Lee e Peter Cushing.
Da mesma forma que aprecio western spaghetti, cresci vendo épicos spaghetti ( Êh ingenuidade gostosa de achar que todos eram de Cecil B. DeMille ), alguns com o eterno Hércules Steve Reeves, sem contar um bom capa-espada com Zorro, claro.
Se há algo que sempre apreciei nos cineastas italianos e não-americanos, é a criatividade sem limites cujo contesto sempre foi capaz de reunir personagens de época, tempo, lugar diferentes, como em Zorro contra Macistte.
Tenho o filme Hércules, Sansão e Ulisses ( https://www.youtube.com/watch?v=3GPBWgNtk2s ), e a pouco tempo vendo uma relação de filmes de Hércules, consegui o título Hércules no Centro da Terra ( https://www.youtube.com/watch?v=YoKWOIeM7iQ ), com o Rei da escuridão e da imaginação fértil de crianças da minha geração, Christopher Lee.

Uma ótima semana a Você, com boa leitura e bons filmes.

Aquele abraço.




Anônimo disse...

Gostaria de ter esse filme dvd e com uma qualidade boa pois si que não saiu em dvd e sim só em vhs,se alguém tiver ele em dvd com qualidade boa me avisem.
rafasimmons@yahoo.com.
Meu nome é Rafael

celsolungaretti disse...

Rafael,

até eu gostaria de ver uma cópia mais aceitável. Mas, que eu saiba, a que existe é essa, copiada do VHS.

Um abração!

Related Posts with Thumbnails