quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

A MENTE DE DAMARES DIVAGA POR UMA MONARQUIA DE CONTO DE FADAS, NA QUAL REINA A IDEOLOGIA DA INFANTILIZAÇÃO

josias de souza
DAMARES: "MENINO VESTE
AZUL E MENINA VESTE ROSA"
A ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) parece ter feito uma opção preferencial pela polêmica. Em vídeo que se espraia pelas redes sociais, Damares anuncia a chegada de uma "nova era no Brasil". Nesses novos tempos, disse ela, "menino veste azul e menina veste rosa". Rodeada de amigos e auxiliares, Damares foi, por assim dizer, ovacionada. 

A peça foi gravada em ambiente privado, com uma câmera de celular. Deu-se nesta 4ª-feira, dia em que Damares assumiu o novo posto. Ao discursar em cena aberta, a nova ministra, que é pastora evangélica, já havia sinalizado o que está por vir na nova era
"Neste governo, menina será princesa e menino será príncipe. Ninguém vai nos impedir de chamar as meninas de princesa e os meninos de príncipe. Vamos acabar com o abuso da doutrinação ideológica"
E OS DIABINHOS?
VESTEM VERMELHO... 
.
Na véspera, num de seus discursos de posse, Bolsonaro havia declarado: "O Brasil começa a se libertar do socialismo e do politicamente correto". 

A julgar pelas palavras da pastora, na pasta sob seu comando o socialismo ficcional do capitão foi substituído por uma monarquia de conto de fadas, na qual reina a ideologia da infantilização.                    .
(por Josias de Souza)

9 comentários:

Anônimo disse...

Tomara que a esquerda continue ocupada com essas bobagens enquanto o governo faz as mudanças necessárias para mudar o país. A Damares é uma ótima forma de distrair a oposição com trivialidades, e conseguirá, afinal os progressistas aderiram a um histerismo moral e se perderam nisso.

celsolungaretti disse...

Não, a Damares é apenas a expressão mais patética de um governo patético. Com seu jeitão de scholar, o Guedes está tão perdido no tempo e no espaço quanto ela. O capitalismo não comporta mais as receitas que ele quer aplicar, coisa do século passado. Não dirá tanta bobagem, mas fracassará da mesmíssima forma.

De toda essa cambada, o único realmente capaz é o Moro (embora, claro, eu não tenha nenhuma identificação com os fins que ele persegue). Mas, um juiz de 1ª instância chegar onde ele chegou não é para qualquer um.

Henrique Nascimento disse...

Essa senhora evangélica possui o que os psicanalistas que seguem a teoria de Carl Jung chamam de 'projeção'. 'Projeção' nada mais é do que algo ou sentimento que uma pessoa transfere para outra pessoa seus medos. A 'projeção' implica em críticas ao outro, ou seja, ela vê no outro algo que está no seu subconsciente e tem medo de assumir em função da moral imposta por certos grupos sociais. Esta é uma única explicação plausível para tal tolice. Portanto, devemos ter compaixão a esta senhora.

Anônimo disse...

Celso, é difícil que em uma democracia não exista o elemento do burlesco. O populismo é inevitável quando se comunica com as massas e, em razão disso, a política costuma atrair as piores pessoas.
Há muito tempo temos governos patéticos, não começou agora. Tinha algo mais cafona do que o Collor "caçador de marajás"? Lembra do mulherengo Itamar? Do pseudointelectual FHC? Das massas ignaras seguindo o Lula enquanto ele se refestelava com os Odebretch? Dos discursos amalucados da Dilma?
Sinceramente eu não me importo que esse governo tenha uma nota cômica, até alivia as coisas. Mas o fato é que esse é o aspecto mais externo da gestão e que nem deveria merecer nossa atenção. Ou por acaso você julgava o governo Dilma exclusivamente por sua dificuldade em lidar com o português?
E, como sou de direita, acho ótimo que os progressistas fiquem distraídos com essas trivialidades. Gastem muita energia com a Damares, enquanto o Paulo Guedes apresentará uma medida econômica a cada dois dias no início de governo, como prometeu. Mal terão tempo de reagir.
Acho que a política econômica dele triunfará, desde que se aprove a reforma previdenciária, sem a qual a questão fiscal afundará o país. Aqui fazemos apostas diferentes. Vamos ver quem está certo! E se o Brasil crescer nos próximos anos, nada de desculpas, hein Celso? Quero ver se retratar aqui hehe
Abraço

celsolungaretti disse...

Companheiro,

sempre limitei-me a discutir a sério apenas o que é sério. Sou um filho da Geração Pasquim.

Então, acho perfeitamente normal que só se escreva sobre o a pastora, o chanceler e o deseducador em clave humorística. Como fazê-lo de outra maneira? Parecem os três saídos de um filme do Fellini...

Não vou repetir o que o Dalton Rosado cansa de explicar, mas, mesmo não metralhando asneiras cada vez que abre a boca, o Guedes tem as mesmíssimas chances dos outros três de dar certo: nenhuma. O que ele propõe é receita para a década de 1980, não para o tempo presente. E nunca foi economista do primeiro time, no máximo do segundo. Suas ambições são muito maiores do que suas aptidões.

O único que sabe realmente o que está fazendo nesse governo é o Moro. Este nunca levarei na galhofa, pois é um inimigo a ser respeitado e temido (o Lula o subestimou e veja onde foi parar!). Os outros não passam de tigres de papel.

De resto, o Collor, pelo contrário, enganava bem. Na série de entrevistas que fiz com todos os candidatos que aceitaram falar à Agência Estado (o Brizola e o Mário Covas declinaram), o Collor foi o segundo, ainda em março, e eu percebi que ele falava exatamente o que a classe média queria ouvir naquele instante (o discurso da modernidade), conseguia se fingir bem de antagonista do sistema (embora pertencesse de corpo e alma à elite nordestina) e tinha figura imponente (tipo os homens gostariam de ser como ele e as mulheres de transarem com ele). Voltando para a redação, pensei com meus botões que acabara de entrevistar o futuro presidente. Não deu outra.

O Itamar nunca foi mulherengo. Pelo contrário, era tido como gay discreto. Então, para mudar essa imagem, ele montou aquele espetáculo de mau gosto no camarote carnavalesco, com a modelo sem calcinha. Não desfez as suspeitas e ainda se tornou ridículo. Outros motivos de piada foram ele proibir que se asfaltassem as vias das cidades históricas de Minas (não deveria ter a mínima noção de como é horrível conduzir carros moderno sobre paralelepípedos) e insistir com a Volks para que ela relançasse o jurássico fusca (ela produziu alguns, só para o bobo ficar alegre).

Eu não atiraria o FHC e o Lula na vala comum dos ridículos. A Dilma sim, sem nenhuma dúvida.

Anônimo disse...

Oi Celso, aqui é o Hebert.

Não acompanhei a posse, e a julgar pelo que tenho acompanhado,
acho que não perdi tempo.

Os partidos de oposição, compareceram a posse???

Li no Blogue Linhaça atômica ( Alexandre Figueiredo ), que a seu exemplo
pensa em uma nova forma de fazer oposição ( já julgar o discurso raivoso ultrapassado ),
que humor sarcástico ( talvez ácido ), algo semelhante ao Pasquim, possa ser uma forma
de oposição, já que fatos como esse são prato cheio, não é verdade?


Abração.

celsolungaretti disse...

Herbert, não os partidos de oposição preferiram dar uma de blasés, mantendo-se a uma distância confortável.

Não sabem nada da massa. Quem luta é respeitado, quem nega fogo é desprezado. Simples assim. Tinham de estar lá denunciando e marcando posição.

Lembro-me das primeiras passeatas de 1968. Pessoas do povo, vendo-nos tão jovens, paravam para alertar-nos: "Não adianta vocês ficarem correndo perigo, porque os seus líderes vão trair. Vão fugir do pau de novo, como fugiram em 1964".

De repente, desabou sobre nós a responsabilidade de provar ao povo que tínhamos coragem para sangrar por nossos ideais. Isto teve muito a ver com a decisão que tomamos, de continuar na luta após a assinatura do AI-5. Não queríamos de jeito nenhum ser vistos como os "burocratões" (era como os chamávamos) do PCB, que foram derrotados sem lutar.

Deu no que deu. Morremos aos montes mas, sim, tornamos a esquerda respeitada de novo. Este mérito ninguém nos tira! Aí veio o PT e fez com que passássemos a ser vistos como arrombadores dos cofres públicos. Até hoje não me conformo.

Acompanhei tudo aquela efervescência dos veículos da contracultura: O Pasquim, Bondinho, Rolling Stone, O Grilo. Os que usavam muito o humor como arma. Daí até hoje eu procurar oferecer uma alternativa à sisudez mal humorada dos espaços da esquerda. Me faz lembrar uns versos do Bob Dylan, mais ou menos assim: "Eu era tão velho antes, sou tão jovem agora".

Muito jovem esquerdista de 30 anos escreve como se fosse muito, muito mais velho do que eu.

Um abração!

Anônimo disse...

Engraçado e por coincidência, vejo os militantes jovens da Esquerda, do progressismo
( sem citar nomes ), com visibilidade na mídia ( alguns mal tem 30 anos ),
cujo discurso os faz parecer muito mais velhos.
Isso sem contar o fato de que não sabem se fazer intender, mais preocupados pelo
que parece, em ouvir o som de suas próprias vozes, ou em mostrar desnecessária
e incompreensível pompa intelectual, típica do estilo "caetânico" de discursar.
Achei ótima iniciativa de ir até as ruas ( com participação da morena-colírio
Letícia Sabatella ), conversar de forma amigável ( ofertando guloseimas ), sobre
Política, pena que tardiamente e pelo menos com 10 anos de defasagem.
A puco mais de 10 anos, em que Você tentou alertar sobre as consequências da política de coalizão adotadas pelo partido dos trabalhadores, em detrimento de seus propósitos de início ( nunca acreditei neste tal método petista de reforma da política, mas sabia de cor ), e que isso teria preço, sem contar o comportamento de lula.
Época da "esquerda dividida", em que esquerdistas não-subservientes ao pt, tolidos,
tratados com hostilidade, enquanto os espaços eram tomados por lulo-petistas, gente que desconhece a diferença entre justiça social, e justiceiro social, que transformou o
fascismo em vício de linguagem, sempre pautando todos os diálogos sob seu ponto de vista
distorcido, ao invés de simplesmente discutir.
Essa gente trouxe tantos malefícios nas redes sociais, quanto fake news.
A declaração de lula em 2016, sobre a suspeita de que no judiciário haviam homens "borrados", trás a exata dimensão de seu ego.
Ainda me lembro do exemplar que tive da Playboy em 1987, da Lilian Ramos ( sósia de
Fafá de Belém ), envolvida na polêmica com Itamar, antes da "namorada" June Drummond.

Abraço do Hebert, Celso.

Alessandro Alcântara disse...

Anônimo das 9h15 PM, minha transexualidade é tão "bobagem" que os reaças chegaram ao desespero de elegerem um louco à presidência pra acabar com a luta do seguimento LGBT, né? Hahahahaha... não se iluda direitista, o Bolsonazi só vai conseguir fazer (mudanças "necessárias" pra quem? Mudar o país pra melhor ou pra pior?) SE a Esquerda continuar de depressão no Facebook e não ir às ruas. A Direita só tá se achando vencedora por causa disso, porque no momento que LGBTs ocuparem as ruas e adquirirem também a consciência de classe, tanto pra fechar a matraca da Damares e do Paulo Guedes, aí essas gracinhas páram.

(Celso, publica este comentário e não o primeiro, eu deveria ter digitado "iluda" e não "delira" no primeiro, pois define mais o comentário do anônimo direitista, que é a de ilusão.)

Related Posts with Thumbnails