segunda-feira, 29 de outubro de 2018

O DESABAFO DO TRICAMPEÃO TOSTÃO FACE AO QUE O FUTEBOL E O BRASIL SE TORNARAM

Estes artistas da bola nos enchiam de orgulho...
tostão
BRASIL É HOJE PAÍS DO JOGO FÍSICO E DA
TRUCULÊNCIA, DENTRO
 E FORA DE CAMPO
No período de conquistas das Copas de 1958, 1962 e 1970, com um intervalo decepcionante em 1966, criou-se a mística do país do futebol, do jogo bonito, da improvisação, da habilidade, da técnica, da inventividade e da fantasia. O mundo dizia que havia um craque em cada esquina no Brasil. O confronto contra os europeus era o do futebol arte contra o futebol força.

O cineasta Pasolini disse, logo após a final da Copa de 1970, que a poesia brasileira tinha vencido a prosa italiana. Chico Buarque escreveu que os europeus eram os donos do campo e que o Brasil era o dono da bola.

Muitos lances se tornaram marcas de nosso futebol, como as tabelinhas curtas; os passes de curva, de rosca, de trivela; os dribles, como os elásticos; os chapéus; a ginga; a finta (drible sem tocar na bola) e tantos outros.

Por outro lado, criou-se o conceito equivocado, que perdura até hoje, de que os craques não precisavam de técnico. A Seleção de 1970, dirigida por Zagallo, foi brilhante, inovadora, porque tinha muitos craques e muito talento coletivo.
...enquanto este brutamontes só nos envergonha.

Com o desenvolvimento da tecnologia, da globalização e da ciência esportiva, o mundo e o futebol mudaram, embora algumas características continuem marcantes em cada continente, e até mesmo entre países do mesmo continente.

Os europeus, aos poucos, se organizaram, contrataram ótimos jogadores, de todo o mundo, melhoraram os gramados e os estádios, diminuíram a violência, dentro e fora de campo, e passaram a jogar de uma maneira mais agradável, com mais intensidade, mais troca de passes e com mais lances de efeito. Com isso, melhorou a qualidade, faturaram mais e contrataram jogadores ainda melhores, perpetuando-se um ciclo positivo.

Enquanto isso, no Brasil e na América do Sul, as partidas ficaram mais violentas, dentro e fora dos estádios, aumentou o número de faltas, as trombadas e o jogo físico. Isso é Libertadores, gostam de dizer. Evidentemente, a saída dos principais jogadores para o exterior é um fato importantíssimo para o declínio técnico. Entre as seleções, é diferente, porque os melhores atletas que estão no exterior são convocados.

Inverteu-se o modelo de jogar futebol. O dos europeus é cada vez mais o de Guardiola; de Sarri, treinador do Chelsea; e de Klopp, do Liverpool. 
Guardiola lapidou o grande gênio futebolístico do nosso século
É o futebol-arte. São treinadores que só querem ganhar jogando bem. Nos times brasileiros, o modelo é o dos Mourinhos, que querem ganhar de qualquer jeito. É o futebol-força.

Os dois clássicos sul-americanos dessa semana foram bons exemplos da realidade atual. Foram jogos essencialmente físicos, com pouca técnica. 

Os quatro times jogaram mal. Palmeiras e Grêmio usaram as mesmas estratégias, marcar, marcar, não sofrer gols e, quem sabe, fazer um. O Palmeiras teve todos os espaços para trocar passes e contra-atacar e se limitou a dar chutões. 

O Grêmio, o time brasileiro que mais gosta de ter a bola, teve de mudar, por causa dos desfalques. Mesmo assim, tentou trocar passes, mas não conseguiu.

Era uma vez o país do futebol. O mundo parava para ver o Brasil jogar. Os pais e avós de Guardiola contavam histórias para ele sobre a magia do futebol brasileiro. Ele escutava e sonhava. 

Hoje, é o país do jogo físico, da truculência, dentro e fora de campo, da incompetência, da intolerância, da corrupção, da miséria social, do desrespeito à democracia e da desesperança. (por Eduardo Gonçalves de Andrade, o Tostão)

A canção de Milton Nascimento evoca os anos de ouro do nosso futebol

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails