segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

DO TECLADO DO APOLLO NATALI ESCORREU UMA LÁGRIMA...

A LÁGRIMA

Ai dos que não choram.

Não se socorrem da  pequena gota d'água com sabor de sal a escorrer pela face. 

A gotinha não explica as causas do molhar os olhos, no entanto produz o milagre de traduzir em água salgada as causas do molhar os olhos. Numa doce vertigem,  suga dos corações as causas de molhar os olhos.  

O poeta (1), a clamar pela gotinha: quero chorar, não tenho lágrimas que me rolem na face para me socorrer, se eu chorasse talvez desabasse, o que sinto no peito eu não posso dizer, só porque não sei chorar eu vivo triste a sofrer

Chora outro poeta (2): tem muito mais luz, mais esperança a lágrima nos olhos da criança que o sorriso nos lábios da velhice.

E chora a criança, aí é como se uma aurora num chuveiro de pérolas se abrisse. Há lágrimas que correm pela face e outras que rolam pelo coração.

Lágrima, gota d'água clara e salgada, cabe em um olho e pesa uma tonelada. Pode ser causada por vermes e mundanas e o espinho da flor cruel que você ama. Pegou pesado esse trovador (3).

A donzela apaixonada pelo poeta é obrigada pelo pai a casar com o comerciante.  Uma gotinha de água salgada está a manchar o lenço.

Temor dos apaixonados: homem que chora e mulher que não chora.     

Paixão: armadilha da natureza com vistas ao seu interesse exclusivo, isto é, a perpetuação da espécie. Nasce o bebê, retira-se Cupido, adentram as lágrimas. 

Sonhos de casamento romântico: defloração na noite de núpcias e ao depois enchentes de lágrimas regando os conflitos conjugais. 

Colecionadoras de almas, as escrituras sagradas: estou exausto de tanto gemer. De tanto chorar inundo a minha cama.  Minhas lágrimas têm sido meu alimento dia e noite. À tarde, ao meio dia, à noite, choro angustiado em meu leito.

Gotinhas mundanas: lágrimas não param de correr. Secam com um lenço, com o passar da mão ou com o próprio ar. 

Sem pieguice: mães, cascatas de lágrimas.

Adeus é  lágrima.

Lágrimas de auto-ajuda da religião: Deus usa nossas lágrimas para regar aquele sonho que há no mais intimo de cada um de nós.

Lágrimas são frases para Deus.
Deus interpreta suas lágrimas, ele sabe a dor que você está passando e quando você não tem mais forças nem para orar e apenas chora aos pés do Senhor, saiba que ele ouve o seu clamor e recolhe todas as suas lágrimas.

Lágrimas de arrependimento produzem perdão. De sofrimento,  encharcadas por Deus. De tristeza,  entoadas em cantos de alegria. 

Deus consola aqueles que choram.

[Documento histórico escondido no Vaticano diz que Jesus não era visto sorrir e sim, frequentemente, a lacrimejar.].

Miserável homem sou, incapaz de catalogar uma por uma as causas de molhar os olhos,  traduzir uma por uma as causas de molhar os olhos, aliviar uma por uma as causas de molhar os olhos. 

Lágrimas na face de  um torturador de corpos? De um torturador de almas? Será?

Lágrimas de fome de crianças e populações inteiras, sim. Lágrimas do abandono. Oceano de lágrimas causadas pelo autismo social que caracteriza a raça humana.

Fúteis marchas  contra as lágrimas da miséria. 

Enxurradas de lágrimas grandes demais, estúpidas demais, odiosas demais, aquelas vertidas em razão de  bilhões de crimes de malfeitores de todos os tempos, políticos e os outros.  

Não enxugam lágrimas as vãs discussões filosóficas sobre politica e a atuação dos seus prostitutos. Esses, os políticos, todos sabemos, transformam a casa das leis em prostíbulo. 

Cobram a danada da propina pelos seus serviços e assim assumem a culpa pela extensão da miséria crônica e pelos rios de lágrimas derramados pela nação. 

[Nada contra as moças que cobram para fazer sexo. Elas são as primeiras a entrarem no reino dos céus.] 

Lágrimas de uma inteira nação, a implorar pela verdade pura. 

Dignos de compaixão, os  catalogadores de lágrimas. 

Lágrimas da escravidão! Só no Brasil, 358 anos de derramamento de lágrimas dos negros. No Egito, 700 anos de lágrimas do povo hebreu.  

Uns choram, alguns sonham, outros esperam. 

Fábrica de lágrimas as guerras, a tirania da carne, a avidez, o assassinato, a deslealdade para com os semelhantes, a farsa, a mentira, a caça ao dinheiro. 

A massa humana silenciosa, perdida em suas gotas salgadas.

Milhares de séculos vividos, religiões inventadas, filosofias perpetradas, montanhas de  lágrimas...

Tantos milênios e a humanidade não sai do ponto de partida!

Já deliro.

1) A composição foi registrada por Max Bulhões e Milton de Oliveira, mas Wilson Batista sempre sustentou que os autores teriam sido ele e Bulhões.
2) Alfredo de Assis
3) Mano Brown
"A felicidade é como a gota de orvalho numa pétala de flor. Brilha
tranquila, depois de leve oscila e cai como uma lágrima de amor"

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails