quinta-feira, 17 de março de 2016

DILMA, ACABOU. NÃO TEM MAIS JEITO.

Dilma, acabou. Não tem mais jeito. 

Você fez ontem (16/03) o que decerto não fazia no tempo em que ambos éramos militantes da VAR-Palmares: numa conversa que poderia ser interceptada, deu nome aos bois ao invés de passar o recado de forma velada. Três palavrinhas --termo de posse-- provavelmente porão fim ao seu governo. 

E não adianta vir com justificativas que não colam e até ofendem a inteligência do cidadão comum. O "usa em caso de necessidade" é inequívoco, definitivo. 

Você não tem dor na consciência ao pensar nos milhões de desempregados que sua política econômica causou? Ou nem pensa neles?

E agora, sem chance nenhuma de salvar o mandato, vai acrescentar ao seu passivo o derramamento de sangue? Deixar que brasileiros morram sem motivo nenhum, quando todos já sabemos qual será o desfecho?!

Dilma, acabou. Não tem mais jeito. 

Poupe-se de travar até o mais amargo fim uma luta que está totalmente perdida, sofrendo e nos fazendo sofrer.

Renuncie e saia com dignidade, pela porta da frente. 

É bem melhor do que sair escorraçada pela porta do fundo, por força do impeachment. 

5 comentários:

Unknown disse...

Celso, leio quando posso seus posts (a maior parte deles), e adoro todos, desde justamente as histórias da VAR-Palmares ate o texto do Raul Seixas.

E com a pouca experiência no mundo acadêmico do Direito e das Políticas Publicas (mundo este que venho abandonando aos poucos, pra aproveitar os anos de juventude que me restam), bebo muito bem desta e outras fontes.

Brinco com minha mae que sou um otimista incorrigivel. E sempre que minha irma me pergunta se a Dilma se mantem, digo que sim (embora cada vez com mais temor).

Voce provou brilhantemente, em um outro texto sobre a historia da Dilma numa das reunioes da VAR-Palmares, que ela e o PT ja nao representam a esquerda ha muito, muito tempo. E este tragico episodio (por uma ironia, no 26o aniversario do confisco da poupança) tem feito algum@s amig@s tremerem.

Mas uma frase de um escritor chamado Santiago Nazarian pode ser o mínimo conforto (se eh que pode haver um), em relação as massas espalhadas pelo pais:

"Ser contra tá fácil. Mas quem sobra para sermos a favor?"

(Nao digo que este texto faz posicao contra ou a favor. Digo que, por mais escandaloso que sejam as gravacoes - tanto por parte de Dilma e Lula quanto por parte do Moro/PF/Globo, nao ha, nem nunca houve consenso - a eleicao mais apertada da historia recente era o retrato da insustentavel leveza do ser)

Ouso discordar que ela não sairá (simplesmente por presunção, a mesma que faz a má fama de lidar dificil). E, como diria minha mae, o Congresso esta mais sujo que pau de galinheiro, a ponto de um eventual impeachment ser custoso demais - algo que pararia todo o pais, da economia aos conchavos, durante pelo menos cerca de metade de um ano.

E este ano temos Olimpiadas (i.e., mais uma tentativa de vender o Rio e o restante do Brasil a preço de banana com transmissão HDTV)!

Minha preocupacao, e voce brilhantemente expos no texto, eh do derramamento de sangue, da quase guerra civil (se forem contadas as agressoes a pessoas que... usam camisa vermelha(!)), e de uma massa acefala manipulavel e violenta - nao vivi 1964, quando nasci, Figueiredo era o ditador e o Silvio Santos o homenageava na recem-nascida TVS, mas nem de longe quero Bolsonaros e Malafaias como ditadores ou teocratas.

Ja ha muito nao vejo a Dilma nem como a sombra do Lula... a unica coisa que me interessa eh a democracia em si (o pior sistema que existe, depois de todos os outros). Sem contar o desastre chamado Collor, houve na historia recente TRÊS presidentes eleitos por voto direto (sem contar as reeleições) que terminaram os mandatos. É muito pouco pra uma democracia.

Infelizmente, Dilma no poder significa a crença no Estado brasileiro, com instituições fortes e Constituição cidadã respeitada - coisa que pouco tem se visto nos ultimos meses. Significa tambem uma luz de esperança na America do Sul e mesmo na America Latina, sempre vitima de golpes de Estado.

O que resta agora, tragicamente, eh um remake de Lula como Sassá Mutema e Dilma como Clotilde Ribeiro.



Em tempo: li um outro post do Nazarian: "Daí recebo um email da minha tradutora na Sérvia ('A Morte Sem Nome' sairá por lá), com dúvidas sobre o livro, que termina assim: 'Mais uma coisa: o que é exatamente o que se passa no Brasil agora com Lula e a Presidenta Dilma? Se você me pode explicar eu agradeceria, leio as notícias mas não consigo ter uma visão clara, quem é que protesta e o que pedem?'"

Anônimo disse...

Winston Churchill, ícone do capitalismo imperialista, era de ascendência aristocrática. Era petulante, pretensioso. Quando alguém o chamava de irresponsável, respondia que "ERA MELHOR DER IRRESPONSÁVEL COM RAZÃO DO QUE RESPONSÁVEL SEM RAZÃO".

Lula, no seu egoísmo centralizador, ao impor a candidatura de Dilma para para continuar manobrando nos bastidores agiu COM IRRESPONSABILIDADE[histórica] E SEM RAZÃO. Havia muitos nomes com razoável experiência para não cometer os erros desastrosos que Dilma cometeu e está cometendo.

Passando por momentos extremamente críticos, a presidente numa fala usa termos altamente incriminadores.

De que lhe valeu os anos de luta armada como experiência e cuidados com o inimigo?

Uma simplória no pouco poder que a burguesia a deixa exercer e como já disseram nesse blog falta-lhe capacidade cognitiva.

Arrependo-me profundamente em ter votado nela. Deveria ter votado nulo

Valmir disse...

a unica opinião que eu quero saber é do Collor...isso tudo é praga delle...só pode.

celsolungaretti disse...

WALLACE,

TUDO DE QUE A DIREITA PRECISAVA PARA DERRUBAR A DILMA ERA A EXISTÊNCIA DE UM CRIME DE RESPONSABILIDADE QUE PUDESSE ATRIBUIR A ELA. ELA, COM SUA INACREDITÁVEL INGENUIDADE, OFERECEU-LHE ISTO DE MÃO BEIJADA. NA MINHA OPINIÃO, O JOGO ACABOU --COMO NAQUELAS SITUAÇÕES DO XADREZ EM QUE O MATE É INEVITÁVEL DENTRO DE UM CERTO NÚMERO DE LANCES.

SÓ ESPERO QUE O PT NÃO ESPERNEIE DEMAIS, A PONTO DE JUSTIFICAR UMA INTERVENÇÃO DOS MILICOS. É UMA HIPÓTESE REMOTA, MAS QUE NÃO PODEMOS DESCARTAR. SE ERRARMOS COMO EM 1964, PAGAREMOS UM PREÇO MUITO ALTO.

EU SOU EXTREMAMENTE CRÍTICO COM RELAÇÃO À DEMOCRACIA BURGUESA, MAS É NOSSA MELHOR OPÇÃO NA ATUAL CORRELAÇÃO DE FORÇAS, EXTREMAMENTE DESFAVORÁVEL A NÓS. PRECISAMOS DE ALGUNS ANOS PARA RECONSTRUIR A ESQUERDA.

ENTÃO, TORÇO PARA QUE O PREJUÍZO NÃO AUMENTE AINDA MAIS. O PT FOI PIOR DO QUE PRAGA DE GAFANHOTOS PARA A ESQUERDA BRASILEIRA.

QUANTO AO QUE ACONTECEU NESTES 13 ANOS E POUCO DE HEGEMONIA PETISTA, EU DIRIA QUE O GOVERNO LULA FOI UM HÍBRIDO DE REFORMISMO COM PITADAS DE BOLIVARISMO. OU SEJA, UM ESQUEMA DE PERPETUAÇÃO DO PARTIDO NO PODER MEDIANTE ALGUMAS PEQUENAS CONCESSÕES FEITAS ÀS MASSAS, MAS SEM, JAMAIS, ORGANIZAR OS TRABALHADORES PARA EXERCEREM O PROTAGONISMO.

SE ISTO JÁ ERA VELHO, A DILMA CONSEGUIU IR MAIS PARA TRÁS AINDA NO PRIMEIRO GOVERNO: BISOU POSTURAS E BANDEIRAS DO NACIONAL-DESENVOLVIMENTISMO DA DÉCADA DE 1950.

CAUSOU UM TAL DESASTRE ECONÔMICO QUE, ATÔNITA, ENGOLIU A RETÓRICA DE DIREITA TODINHA E PASSOU PARA O EXTREMO OPOSTO: O NEOLIBERALISMO. OUTRO DESASTRE, CLARO, COMO EU ALERTEI JÁ NO NASCEDOURO.

AGORA É A RECESSÃO QUE A ESTÁ DERRUBANDO. NÃO CONSEGUE GOVERNAR DESDE O INÍCIO DO 2º MANDATO, MUITO MENOS OFERECER QUALQUER HORIZONTE PARA A ECONOMIA. E, A PARTIR DAS GRANDES MANIFESTAÇÕES DO DOMINGO, ESTÁ ROLANDO LADEIRA ABAIXO. DIFICILMENTE COMPLETARÁ O ATUAL SEMESTRE COMO PRESIDENTE. SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER.

UM ABRAÇÃO!

Valmir disse...

a unica coisa que me ocorre sobre a permanente crise nacional é o modo espantoso como a realidade brasileira se estrutura na exata forma de novela...vc sempre tem de aguardar o próximo capitulo, onde um não-acontecimento vai eclodir outra não realidade num girar em falso sem fim...como um carro atolado.
A incapacidade de um governo só faz contratar a incapacidade do próximo governo..infinitamente. E cada geração tem sua própria versão dessa pantomima degenerada.

Related Posts with Thumbnails