sexta-feira, 4 de março de 2016

A POLÍTICA DESCEU AO ESGOTO. QUEM DERRAMOU O PRIMEIRO SANGUE?

Ao contrário das três sequências caça-níqueis, o primeiro filme da série Rambo (First blood, 1982) é muito bom, ao mostrar um veterano da guerra do Vietnã como homem psicologicamente em parafuso e que, agredido, continua recorrendo às suas habilidades de sobrevivência nas piores circunstâncias e aniquilação dos inimigos, indesejáveis na vida civil.

Depois de virar de pernas pro ar uma cidadezinha cujo xerife o maltratou, ele é repreendido por seu velho coronel. E se defende: "Quem derramou o primeiro sangue não fui eu".

É deprimente ao extremo ver Lula sendo conduzido à força para depor. Para destruírem o mito, estão expondo o homem ao opróbrio. Gostaria que ele não passasse pelos dissabores que está passando na fase final de sua vida. 
Marina faria. Dilma fez. Trabuco aplaudiu.

Mas, não posso deixar de refletir sobre como a coisa chegou a tal ponto.

Quando os petistas começaram a satanizar Marina Silva na campanha eleitoral de 2014, adverti que as consequências seriam muito nefastas. Mas, confesso, pensava apenas na união da esquerda, que ficaria em frangalhos se deixássemos de respeitar como adversários os antagonistas pertencentes ao nosso campo, reservando o tratamento de inimigos apenas aos representantes da direita e do capitalismo.

O vencer a qualquer preço da campanha de Dilma, ao utilizar como armas políticas as falácias e a propaganda enganosa,  abriu um precedente ainda pior: o outro lado sentiu-se autorizado a partir também para o liberou, geral, passando a assassinar as reputações dos grãos petistas por meio do uso oportunista e malicioso de investigações policiais.

Ao derramar o primeiro sangue, o PT esqueceu que o poder de fogo da burguesia e de sua indústria cultural é muito maior. Jogo sujo contra jogo sujo, a derrota era praticamente certa.

Bem melhor seria ter mantido algum fair play e civilidade na política, ao invés de haver concorrido para que ela descesse ao esgoto.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails