de emagrecimento forçado levou à inanição e à decadência.
Ele nos diz: "eu sou você amanhã"!
Parece que a profecia de Chico Buarque ("Ai, esta terra ainda vai cumprir seu
ideal/ Ainda vai tornar-se um imenso Portugal!") se concretizará
da pior forma possível, pois não copiamos a Revolução
dos Cravos, mas estamos copiando o receituário
ideal/ Ainda vai tornar-se um imenso Portugal!") se concretizará
da pior forma possível, pois não copiamos a Revolução
dos Cravos, mas estamos copiando o receituário
neoliberal que destrói nações.
Eis algumas informações relevantes que o comentarista internacional Clóvis Rossi alinhavou sobre o país que nosso vice-presidente Michel Temer apontou
recentemente como um "modelo" para o Brasil:
recentemente como um "modelo" para o Brasil:
...O desânimo é tal que 485 mil pessoas deixaram o país desde o início do ajuste -o que representa cerca de 4% da população.
Pior: trata-se de gente em geral qualificada, a ponto de José Manuel Silva, da Ordem dos Médicos de Portugal, ter dito o seguinte ao semanário 'Expresso', a melhor publicação portuguesa: 'Estamos a tornar-nos a África da Europa ao exportar cérebros de alta qualidade para países desenvolvidos, a custo zero'.
Uma segunda avaliação, igualmente assustadora, aparece em texto editorial do 'Expresso': 'Não estamos nem sequer perto de um equilíbrio orçamental, de uma economia que cresça de forma continuada ou de um país com uma demografia equilibrada', diz.
Mais um dado assustador: a economia sofreu um retrocesso de imponentes 6,5% de 2010 a 2014, quando se iniciou uma ainda tímida recuperação.
Pior: nem os indicadores econômicos que se pretendia sanear mostram-se saudáveis. O deficit público era de 4,7%, ao terminar o primeiro semestre, 50% acima do nível tolerado pelas regras europeias (3%). E a dívida subiu de 111% do PIB em 2011 para 129% em 2014".
2 comentários:
José Saramago já advertia sobre essa calamidade que se abateria sobre Portugal com a política do Euro.
Quanto ao Brasil, Celso, suas análises sobre a queda a curto prazo da presidente Dilma não se concretizará, infelizmente.
Acredito que levará esse governo capenga até o fim porque, na fase atual, o capitalismo não achará melhor administrador que o PT no governo federal.
Não imaginávamos que o PT desceria a tanto para sua manutenção no poder, terceirizando o governo para o PMDB e outros partidos.
O PT sempre foi assim: sempre fez discurso de esquerda e fechava com a política do capital. A crise desnudou-o.
E a crise no mundo. Todos têm o direito de melhorar sua vida. Daí que se passa fome no seu país, procura um que o aceite e melhore sua vida. Afinal todos somos irmãos. O negócio é saber administrar, com tolerância.fui
Postar um comentário