terça-feira, 28 de julho de 2015

"O HOMEM DA TERRA" PROVA QUE AINDA HÁ VIDA INTELIGENTE NO CINEMA

Quem, como eu, curtiu intensamente o magnífico cinema das décadas de 1960 e 1970, tem a maior dificuldade para encontrar algo que o entusiasme neste mofino século 21. 

Então, foi uma agradabilíssima surpresa o filme O homem da Terra (2007), que resolvi baixar e assistir  apenas por ter um ponto de partida interessante: professor em vias de mudar de cidade e de emprego, é surpreendido pela visita  de colegas da universidade e resolve lhes contar que tem 14 mil anos de idade, sendo obrigado a fazer as malas a cada dez anos porque seu não-envelhecimento começa a dar na vista.

[Uma curiosidade: trata-se de mais um longa inspirado em episódio da extraordinária série de TV
Além da Imaginação, no caso A longa vida de Walter Jameson, 1960, 1ª temporada.]

Com diretor  que nada realizara de marcante em quase três décadas de atuação intermitente (Richard Schenkman), história deixada pronta por um roteirista que não estava entre os principais dos filmes e seriados de ficção-científica, falecido nove anos antes (Jerome Bixby), e atores que fizeram carreira como coadjuvantes –o mais conhecido é Tony Todd, o Candyman da franquia de horror homônima–, O homem da Terra só tinha a recomendá-lo uma nota bem alta no site especializado IMDB (8).

Mas, o clássico 12 homens e uma sentença  (d. Sidney Lumet, 1957) me levou a conceder sempre um crédito de confiança para filmes que transcorrem inteirinhos num mesmo ambiente, em tempo real ou quase,  e cujo atrativo é a interação/discussões entre os personagens. Desta vez fui recompensado.

É interessantíssimo o relato que John Oldman (David Lee Smith) faz de suas andanças através dos tempos e do papel que representou em alguns acontecimentos marcantes, para perplexidade dos outros professores universitários (um de cada especialidade, de forma que acompanhamos o confronto de várias óticas e abordagens), os quais julgam-no um fantasista mas ficam fascinados com a verossimilhança de tudo que ele diz. 

Colocados diante de uma possibilidade cuja aceitação detonaria boa parte de suas certezas, chegam a ficar transtornados. Trata-se de uma das críticas mais corrosivas que tenho visto da dificuldade que os scholars têm em lidar com qualquer coisa que subverta seus esquemas mentais.

Quanto à visão que o cro-magnon evoluído transmite da História, é outra culminância: desmistificadora, bate muito na tecla de como o que realmente aconteceu vai recebendo acréscimos e mais acréscimos, até atingir proporções desmesuradas na comparação com os eventos originais, além de quase sempre a lenda ser desvirtuadora.

Um filmaço, como vocês podem conferir abaixo, em versão legendada. (por Celso Lungaretti)

5 comentários:

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Que bela dica, Celso, vou assistir à noite.

Ommanbeeck disse...

Onde eu posso baixar com legenda em português?

celsolungaretti disse...

Companheiro,

o filme ESTÁ com legenda em português no Youtube. Por que você não baixa de lá mesmo?

Você pode fazê-lo, p. ex., com o JDownloader. Presumo que existam outros gerenciadores do downloads que também sirvam para isso.

Encontrei no Google esta postagem: https://www.limontorrents.com/o-homem-da-terra/.

Se vc não possui a ferramenta para baixar do Youtube, neste blog o arquivo está em torrent.

E, para minha surpresa, fui pesquisar para vc e achei algo interessante para ambos: uma sequência do filme de 2007, lançada no ano passado. Você pode baixá-la daqui: https://adorocinematorrent.com/o-homem-da-terra-holoceno-legendado-download/

Mas, não espere demais dessa sequência, a nota no IMDB é bem inferior.

Ommanbeeck disse...

É possível achar este filme de 2007 dublado?

celsolungaretti disse...

É um filme muito raro. Não o encontrei dublado em nenhum blog de filmes confiável. Eu tentaria este aqui, mas não posso garantir a ausência de risco:
https://flatnesba.blogspot.com/2019/12/hd-o-homem-da-terra-2007-download-filme.html

Você encontrará outras opções colocando na busca do Google: O Homem da Terra, 2007, dublado, download. Mas, podem ser blogs que infestam seu computador daqueles anúncios comerciais entrando a todo momento.

Aproveitando o embalo, fiz manutenção no post e agora o filme nele disponibilizado está ativo novamente.

Abs.

Related Posts with Thumbnails