terça-feira, 2 de dezembro de 2014

BARRACO PARLAMENTAR? É COISA NOSSA!

Jornalisticamente, o barraco parlamentar desta 3ª feira (2) pode ser descrito como o fez a Folha OnLine:

Foi adiada a sessão do Congresso Nacional para votar a manobra fiscal a que o governo recorreu para tentar fechar as contas deste ano. Houve troca de socos, empurra-empurra e muita gritaria.

A sessão já começou tumultuada, em meio a xingamentos de manifestantes e gritos de "PT roubou" e "vá para Cuba".

Diante do cenário, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, mandou esvaziar as galerias do plenário, mas congressistas da oposição fizeram um cordão de isolamento para tentar impedir a retirada dos manifestantes pela Polícia Legislativa.

Diante do impasse, a sessão foi suspensa. A confusão começou logo após discurso da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Ela disse ter sido xingada de "vagabunda" pelos manifestantes.

Os ânimos se exaltaram, e deputados e senadores trocaram insultos e agressões. O deputado Amauri Teixeira (PT - BA) chegou a chamar seu colega Domingos Sávio (PSDB - MG) de "seu merda".

Com a aproximação dos seguranças, manifestantes partiram para cima, e houve grande embate. Entre os manifestantes, estava uma senhora de 79 anos, que levou uma gravata de um segurança.

A proposta, que autoriza o governo a abandonar a meta de poupança para pagamento dos juros da dívida, o chamado superavit primário, nem chegou a ser analisada em Plenário...

Prefiro a versão artística, que nem vale a pena chamarmos de premonitória ou de obra de antecipação, embora remonte a 1968. 

É que o Brasil continua o mesmo desde Cabral até hoje, daí terem sido sempre válidos e pertinentes estes versos de Torquato Neto ("Marginália II"), os que melhor nos definem:

"Conheço bem minha história, 
começa na lua cheia 
e termina antes do fim. 

Aqui é o fim do mundo! 
Aqui é o fim do mundo! 
Aqui é o fim do mundo!"

5 comentários:

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Alô, criançaaaa-da,
O CIRCO CHEGOU!

Valmir disse...

de que são feitos os filmes americanos?
qual seu tema quase exclusivo??? o conflito..as vontades se chocam, produz-se o embate, um lado se impõe a coisa de resolve e a vida segue..isso reflete o que ocorre na sociedade...ela se movimenta e progride..
pq nós estranhamos o conflito? repugnamos o embate?? pq aqui varremos tudo para debaixo do tapete, ninguém pode explicitar o dissenso, não se pode discordar, se vc tem uma opinião minimamente diferente guarde-a pra si mesmo senão será estraçalhado pelas hordas de ovelhas selvagens do pensamento único.

celsolungaretti disse...

Valmir,

o que realmente aconteceu foi uma mudança de regras com efeito retroativo, aberração na qual nenhuma república de verdade incide.

E, entre o rebanho de ovelhas dóceis a quem compra seu endosso a tais grotesqueries e as ovelhas momentaneamente indóceis porque vislumbram recompensas maiores a partir do impeachment presidencial, estabeleceu-se um confronto tão grotesco que, numa república de verdade, determinaria a perda de muitos mandatos por quebra do decoro parlamentar.

Anônimo disse...

"decoro parlamentar"??? ora Celso. Até tu???
isso é igual "inteligência militar" o paradoxo absoluto, a contradição total...não acha???
não leve a mal, gosto do que escreve pq vc não me parece uma pena de aluguel e é fiel a princípios, um tanto quixotescos admitamos, mas nesse deserto de cinismo e pouca vergonha é oásis de coerência. Mas tem de admitir..vc precisa largar mão dos cacoetes de jornalista, dos clichês e cafonices que infestam as redações da pátria - mais ou menos - amada.

celsolungaretti disse...

Parlamentares que o povo vê trocando murros e xingando uns aos outros com palavrões não nos servirão de nada se o Brasil vier a ser ameaçado de golpe de Estado.

Seria bom, sim, que eles se dessem ao respeito.

Related Posts with Thumbnails