sexta-feira, 27 de junho de 2014

UM FILME QUE NINGUÉM QUERERÁ VER NESTE SÁBADO: "BYE BYE BRASIL"

A pausa na Copa do Mundo me deixou sem assunto, mas, não querendo quebrar a sequência de atualizações diárias, resolvi publicar este post que há algum tempo vinha guardando, à espera do momento mais propício.

Trata-se de mais um filme para ver no blogue, desta vez do bom cinema nacional que foi sumindo, sumindo, sumiu: Bye bye Brasil (d. Cacá Diegues, 1979), sobre os mambembes que entretinham o povo dos grotões antes da imposição avassaladora dos padrões (ou seria melhor dizer grilhões?) televisivos.

De quebra, a Caravana Rolidai percorre a Transamazônica, de tão triste memória, chegando próxima de onde aconteceu uma das maiores tragédias brasileiras. "Quando eu me banho no meu Araguaia/ E bebo da sua água sangre fria/ Bichos caçados na noite e no dia/ Bebem e se banham eles são comigo", cantou o Ednardo.

É um dos melhores papéis de José Wilker, ator que, paradoxalmente, foi mais uma vítima do toque de sadim da TV (no caso, da globalmente mais nociva de todas as tevês...). Ele desperdiçou seu talento em telenovelas e em produções cinematográficas com estética de telenovelas, acabando por não deixar nenhuma verdadeira obra-prima para trás.

Enfim, sua atuação como Lorde Cigano é uma das que guardo com carinho em minhas lembranças de cinéfilo. Espero que ocorra o mesmo com vocês.

Por último, não vejam nenhuma intenção de secar a seleçãozinha, até porque o meu palpite é de que ela vencerá o Chile.

Mas, como tenho espírito pasquineiro e considero que nada deve ser levado a ferro e fogo, poderei, sim, fazer algum gracejo no título e chamadas para as redes sociais. 

Como diria o Caetano Veloso, por que não?

Ou, como diria o Chaves, foi sem querer, querendo...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails