sábado, 14 de junho de 2014

MUNDIAL 2014/2º DIA: A HOLANDA MOSTRA AS GARRAS.

O veterano Casillas amarga nova atuação desastrosa, pior ainda... 
ousado e abusado futebol  holandês já chegou a três finais do Mundial da Fifa, mas continua virgem de títulos. A espera pode acabar desta vez, pois os não mais laranjinhas (o uniforme azul deu sorte, mas frustrou os eternos fãs da laranja mecânica...) são os que, até agora, mostraram o melhor futebol desta Copa. 

É óbvio que o placar exagerado -5x1 sobre a Espanha- se deveu a fatores como a péssima jornada do goleiro Casillas. A qual, contudo, não chegou a ser surpreendente, pois ele quase privara o Real Madrid da Copa dos Campeões, com os merengues salvando-se pelo gongo. 
...que a da final da Copa dos Campeões.

O nocaute adiado acabou acontecendo na Fonte Nova, onde, no finalzinho do 1º tempo, Casillas novamente ficou indeciso entre sair e não sair do gol, parando no meio do caminho e sendo encoberto pela belíssima cabeçada de Van Persie; depois, com os nervos em frangalhos porque o soprador de apito havia ignorado a clamorosa cotovelada que o tirou da jogada no 3º tento, controlou mal a bola com o pé e a deixou escapar para novo gol de Van Persie. Coitado! Deu tudo errado para ele, que deve estar amaldiçoando-se por haver deixado a aposentadoria para depois da Copa.

Mas, atuações desastrosas (Piquet também esteve muito mal) e árbitro idem (aliás, a Espanha também havia sido beneficiada, com um pênalti mandrake) são só a metade da história. 

Méritos os holandeses tiveram de sobra! A velocidade dos seus vertiginosos contra-ataques nada fica a dever à do Real Madrid. O lançamento de Blind que deu origem ao primeiro gol foi primoroso, digno do nosso Gerson canhotinha de ouro. A matada de bola de Robben no segundo tento valeria um novo ingresso. E o salseiro que ele armou na defesa espanhola, no quinto, fez lembrar outra chuteira imortal, a do desconcertante Mané, o anjo das pernas tortas.
México fez três gols legítimos. Só validaram um.

O trio ofensivo da Holanda, completado por Sneidjer, leva jeito de que não vai ser superado por nenhum outro. O brasileiro, enquanto contar com Hulk e Fred, não chegará nem perto. Daí Maradona haver constatado o óbvio: dependemos demais do Neymar. 

De resto, a atuação do Chile contra a bisonha Austrália não inspirou esperanças de que nossa seleção escape de enfrentar a Espanha nas oitavas de finais. Depois do vendaval, a fúria deverá partir enfurecida para cima dos andinos e dos cangurus, fazendo-os pagar pelas tamancadas que levou dos holandeses.

Quanto aos mexicanos, embora não tenham mostrado muita coisa contra os leões desdentados da África e nos sejam inferiores, podem complicar nossa classificação em primeiro lugar e impor-nos uma parada que, a esta altura, seria  mais indigesta ainda, contra a Holanda. Todo cuidado é pouco.

Resumo do 2º dia: Holanda se junta aos favoritos, enquanto os espanhóis agora estão mais para azarões; Austrália e Camarões já podem ir fazendo as malas; Chile decepciona e também não deve ir longe; o México fez o dever de casa, com os 3x0 que o padrão Fifa de arbitragem converteu em 1x0, e pode surpreender Brasil e Croácia.

4 comentários:

ismar disse...

Amigo Celso,

Eu tenho dito sempre que o jogo do tipo tic-tac está por demais manjado. A Espanha vai passar desta fase com as calças nas mãos, mas vai ser eliminada pelo Brasil.

celsolungaretti disse...

Pode ser. Mas, não espere que os espanhóis caiam como patinhos na mesma armadilha da última vez. O del Bosque certamente tentará alguma coisa diferente, e tem jogadores para isto.

Leonardo Marques Arnaldo disse...

Ismar:eu não diria isso. aliás,estou torcendo para que seja o contrário. A Espanha eliminando o Brasil no mineirão e vendo a comemoração de Aécio Neves no telão!só assim o Brasileiro acorda pra vida!

ismar disse...

Pois é,

Continuo achando que a ESpanha será eliminada, só que o algoz será o Chile.

abs.

Related Posts with Thumbnails