domingo, 27 de abril de 2014

VEJA NO BLOGUE UM FILME SABOTADO E MALDITO SOBRE A GUERRA AO TERROR

Quando o Governo Bush aproveitou o atentado ao WTC para desencadear uma repulsiva escalada totalitária no território estadunidense e para estuprar direitos humanos em várias outras nações (com a conivência das mesmas ou à sua revelia, no arrogante exercício do direito do mais forte), sempre praticando o terrorismo de estado a pretexto de combater o terrorismo artesanal, o grande Sidney Lumet (12 homens e uma sentença, O homem do prego, O veredicto) foi dos primeiros cineastas a reagir.

Ele dirigiu para a BBC um filme devastador de 120 minutos, que mecanismos indiretos de censura acabaram por reduzir a 55', extirpando mais da metade da sua duração e tornando-o menos atrativo para os espectadores comuns (o interesse pelos media-metragens é muito inferior ao que os longas despertam).

Os cortes devem ter diminuído o impacto do filme, mas não o desfiguraram. E o que se salvou do incêndio ainda é contundente ao extremo. 

Começando pela sequência antológica em que um professor indaga de seus alunos por quanto tempo eles aceitariam ser privados de seus direitos, para os EUA se livrarem definitivamente da ameaça da Al Qaeda. Um dia? Uma semana? Um mês? Um ano? Para sempre?

Inspeção geral (2004) é um daqueles filmes que não poderia deixar de ser disponibilizado neste blogue. Mostra em paralelo, como praticamente idênticos, dois interrogatórios de estudantes presos não em função de acusações específicas, mas sim na suposição de que, sob pressões ilícitas e imorais, acabem por incriminar a si próprios, fornecendo a posteriori um motivo para sua detenção.

Um desses episódios se passa nos EUA, o outro na China. Dá para imaginarmos a histeria dos estadunidenses ao se perceberem como irmãos siameses de contumazes violadores dos DH. Parafraseando Oscar Wilde, foi "a raiva de Calibã ao ver seu rosto no espelho".  

Simplesmente obrigatório.

Um comentário:

Avelino disse...

Caro Celso
Mais um para minha coleção.
Obrigadão.
Saudações

Related Posts with Thumbnails