domingo, 14 de outubro de 2012

ZÉ DIRCEU

Este Zé Dirceu merecia nosso apoio irrestrito.
Até hoje vinha evitando escrever sobre a desgraça do Zé Dirceu, porque ela me deixou conflituado. 

Meus sentimentos sempre foram de simpatia por ele, velho companheiro; quando estruturamos a Frente Estudantil Secundarista, nosso grupo gravitava na órbita da chamada  Dissidência Universitária de São Paulo, dele, do  Fernando Ruivo, do Aldo Arantes, do PT Venceslau, etc.

Minhas convicções, contudo, sempre refrearam o ímpeto que tinha de solidarizar-me ao Zé no caso do  mensalão. Garantir a governabilidade não justifica o delito a ele imputado, nem se tratava de uma ação aceitável num revolucionário, em se tratando de um governo que não se propunha a acabar com o capitalismo mas, apenas, a atenuar seus malefícios. 

Se era para manter uma política econômica subserviente aos banqueiros, por que o PT não pediu para eles próprios fazerem o serviço sujo de subornar a ralé parlamentar?! É indesculpável que, incidindo nas mesmas velhacarias dos partidos burgueses,  haja fornecido tamanhos trunfos para a desmoralização da esquerda!

Este, não.
Felizmente, o Juca Kfouri, bom discípulo do Joaquim Câmara Ferreira (o  Toledo  da ALN) veio em meu socorro, dizendo tudo que há a ser dito sobre o Zé:
"José Dirceu, o líder estudantil que foi preso, virou guerrilheiro e mais poderoso ministro do governo Lula, simbolizou como poucos uma geração inteira -a de 1968. 

E caiu na esparrela de usar as armas da burguesia contra a burguesia, comprá-la para fazer o bem. Convenceu-se disso a tal ponto que se deixou encantar pelas maravilhas da vida burguesa e virou um grande burguês, traído por raposa muito mais experiente nessa coisa de submundo".

3 comentários:

José Geraldo Gouvea disse...

Só mesmo Lewis Carroll, e seu «País das Maravilhas» (aquele da Alice) para nos explicar:

http://arapucas-libertarias.blogspot.com.br/2012/10/o-julgamanto.html

Anônimo disse...

e agora, Celso, depois do laudo 2828, do destrave do inquérito 2474 e do Barroso no stf: não vale um artigo sobre a covardia de manter Dirceu em cárcere privado?... e mais, depois do desmanche do Mensalão (original) do PSDB e do 'Barbosão' (usado e descartado) não vale um 'post'? abraços!!!
Márccio Campos
rio de janeiro

celsolungaretti disse...

Márcio,

eu sempre coloquei o espírito de Justiça acima da letra da Lei. Então, independentemente das peripécias do julgamento, continuo tendo absoluta certeza de que a cúpula do PT comprou o apoio da ralé parlamentar, querendo garantir a governabilidade da forma convencional (ou seja, estimulando a fisiologia) e não da revolucionária (confrontando a podridão da política oficial).

Como não vejo motivação revolucionária nenhuma nesses atos (a tal governabilidade serviu para quê, para que os banqueiros batessem todos os seus recordes históricos de faturamento?), também não considero tais companheiros merecedores da solidariedade revolucionária.

Se tivessem mantido a fidelidade aos nossos ideais comuns de 1968 e anos seguintes, eu seria o primeiro a apoiá-los. Mas, apoiar o que eles se tornaram é endossar o que o PT se tornou: um partido que gerencia o capitalismo para os capitalistas, ajudando a confundir os trabalhadores.

Isto eu não faço.

Abs.

Related Posts with Thumbnails