segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ZÉ ELIAS, UM INJUSTIÇADO

É revoltante o preconceito contra os homens por parte das varas de Família.

O ex-jogador Zé Elias, que atuou no Corinthians, Inter de Milão e Santos, obrigou-se em 2006 a pagar a exorbitante pensão de R$ 25 mil à antiga esposa e dois filhos.

Quando encerrou a carreira, em 2009, pediu redução do valor, que foi negada.

Resultado: hoje deve mais de R$ 1 milhão e está detido há 10 dias.

Isto apesar de haver deixado à ex uma mansão.

Já enfrentei problema semelhante.

Quando estava desempregado em 2004 -- sobrevivendo da ajuda de amigos, de raros e malpagos  frilas  e da venda de tudo que eu possuía de valor --, um juiz também decretou minha prisão... partindo da  mera suposição  de que eu tivesse fontes de renda não admitidas. Não foi apresentada nenhuma evidência neste sentido, porque não havia.

A ex em questão estava num apê de minha propriedade. Eu morava de aluguel e acumulava atrasos de até quatro meses.

A sucessão de infortúnios vinha sendo tão terrível que eu já decidira: encarcerado, faria greve de fome para obrigá-los a me soltarem ou acabar com tudo.

Nunca soube o motivo pelo qual a ordem de prisão não foi cumprida. Depois de alguns meses, a situação mudou.

Também já disputei a guarda de uma filha e fiquei pasmo com a tendenciosidade da psicóloga que fez o relatório. Muito mais para feminista fanática e rancorosa do que para profissional preocupada com a felicidade da criança.

Percebi que em tal segmento do Judiciário prevalece a seguinte norma não escrita: o homem é sempre culpado e quaisquer provas em contrário serão pessimamente recebidas.

10 comentários:

Anônimo disse...

Celso, se você soubesse o que essas toda-poderosas psicólogas (principalmente elas!) fazem nas análises e entrevistas em fases de concursos com os pobres candidatos, muitas vezes eliminando-os por mera decisão discricionária e tendenciosa, cairia da cadeira.
Será que Freud tinha razão quando disse:" A mulher não possui muito desenvolvido o senso de justiça, o que a leva à predominância da vontade em seu psiquismo".
Sem falarmos do papel sujo representado por muitos desses profissionais na época da ditadura...a tal análise do terrorista brasileiro, o perfil psicológico dos que se levantaram em armas contra a tirania... enfim.

AF Sturt Silva disse...

Esses exemplos só mostram que fanatismo/sectarismo são problemas graves.

Claro que não podemos ignorar o sofrimento histórico e atual em que a mulher foi envolvida devido ao machismo,patriarcalismo etc...

Mas temos que tomar cuidado mesmo, por que se não, teremos que também solidarizar com os homens em larga escala neste aspecto, até por que o aumento dos divorcios e dispustas por gurdas só tende a aumentar.

E pior, esses casos vão ser usados para manter a dominação do homem sobre a mulher numa estrategia defensiva...

Sem contar a felecidade dos filhos também, que pode ser deixado de considerara - já que muitos podem querer ficar com seus pais - como vc colocou!

Anônimo disse...

todas-poderosas

Homem de Boa Vontade disse...

medico, psicologo, advogado, jornalista...será que não esta na hora de uma discussão consequente sobre o tipo de produto final de nosso assim chamado curso "superior"??? ou vamos esperar de novo o khmer vermelho, o sendero luminoso e a revolução cultural chinesa para buscar cortar o mal pela raíz, fuzilando todos os letrados???

Genital Lacerda disse...

sobre psicólogos e processos de seleção de empresas o filme espanhol O Método (O que vc faria?) é imbatível, para revelar a escrotidão dessa turma.

Anônimo disse...

Vou procurar esse filme. Valeu a dica.
Voltando um pouco ao assunto, foi execrável o papel sujo representado pelos profissionais "psi" nos anos de chumbo. Tentavam desqualificar os resistentes com laudos psicológicos pretensamente científicos, coonestando a repressão. Afinal, não se constrói um sistema repressivo, totalitário, apenas com soldados e generais.

Marcílio disse...

De repente, o juiz é palmeirense...ou então deve ter pensado: "ele é o zé elias e eu sou o zé mané, ralei à beça pra ser juiz e a pensão dele é maior que meu salário".

celsolungaretti disse...

Lacerda,

coincidimos: gostei tanto do "O que você faria?" (El método, 2005, d. Marcelo Piñeyro) que até baixei e fiz DVD.

Há outro na mesma linha, também chocante, mas um pouco inferior: "Lavagem Cerebral" (Circle of Power, 1981, d. Bobby Roth). É sobre a tentativa de uma empresa de "curar" os vícios e maus hábitos de seus principais funcionários com condicionamentos psicológicos.

Abs.

celsolungaretti disse...

Homem de Boa Vontade,

entendi o que vc quis dizer, mas, cuidado! Direitistas adoram pegar frases como essa e tomá-las ao pé da letra, para nos acusar de totalitários, sanguinários, etc.

Abs.

Homem de Boa Vontade disse...

Valeu Celso, mas permita-me a treplica final sobre o assunto com uma vinheta do Passa Palavra, mais que oportuna ao tema:

Saber é foder
"Surpresa porque o ônibus acabava de passar direto pelo ponto em que pretendia descer e indignada porque teria de andar um bom trecho a pé com as mãos cheias de sacolas, a senhora indagou: “Ué, esse ônibus não pára mais em frente ao metrô?” De ombros encolhidos e com o olhar desapossado, apontando para o nada, emendou o cobrador: “É, já faz uma semana. Esses caras estuda, estuda, estuda… e só fode com a vida da gente.” Passa Palavra

Related Posts with Thumbnails