quarta-feira, 7 de julho de 2010

OLÉ!!!

O clube que joga o melhor futebol do mundo é o Barcelona, há vários anos.

Mesmo sem a estrela máxima do Barça (Messi), o selecionado espanhol vem seguindo seus passos ultimamente.

Tanto que ganhou a Copa da Europa em cima da mesmíssima Alemanha e pelo mesmíssimo placar: 1x0.
Finalmente chega a uma final de Copa do Mundo, com seu futebol de paciente retenção de bola, toques refinados à espera da brecha e, finalmente, lances agudos belamente desenhados.

Assim vem sendo no Mundial da África do Sul: cria uma infinidade de chances de gol, aproveita poucas, mas vence merecidamente.


Como, aliás, merecia ter vencido também a Suíça, na estréia. Foi um resultado atípico, com a seleção que só se defendeu achando um gol e a seleção que tanto atacou esbarrando no impoderável.


O certo é que o malicioso e inteligente futebol espanhol deu uma aula nos soldadinhos de chumbo alemães, de avassaladora eficiência quando se colocam em vantagem, mas bem menos brilhantes quando saem em desvantagem. São samba de uma nota só, ainda.


Podem ter incorporado algumas características criativas, mas continuam exército. E os exércitos foram todos rendidos na Copa africana... felizmente!


Que ganhem os que têm prazer em jogar bola, os cérebros e os artistas.


Que percam os que só entram em campo atrás do resultado, os obsessivos e os robotizados.


O futebol, penhorado, agradece.

4 comentários:

Haroldo Mourão Cunha / São Gonçalo / RJ. disse...

Mais correto impossível, Celso! Não que a Holanda seja um futebol de sonhos, tal qual a "laranja" original, mas ao menos continua sendo um sopro daquela com Cruyff nos 70 e depois com Van Basten nos 80. As duas seleções, mesmo não sendo maravilhas, são as que melhor apresentaram o futebol que EU (EU DISSE "EU") gosto de ver. Não vou culpar Dunga pelo resultado na copa de nossa seleção, pois ele venceu outras competições da mesma forma e tinha muito 'coleguinha' seu (desculpe-me se estou te ofendendo) babando na gravata de satisfação patriótica, mas foi acontecer a derrota para que esses mesmos 'coleguinhas' descessem a lenha no cara. Acho o Dunga um péssimo exemplo de técnico de futebol, mas assim o foram outros que jogaram o mesmo futebol ridículo (Copa de 94 e 2002), mas venceram e quando se vence, parece se esquecer de tudo, somente a vitória vale, não a forma, os fins justificam os meios (pelo menos eu enchergo assim).

J.Eduardo R. de C disse...

Respeitosamente, discordo de seu entusiasmo pela seleção espanhola. Ela tem um futebol apenas sofrível. E dizer que uma seleção atualmente multiétnica como a da Alemanha é composta de "soldadinhos" é ofensivo, gratuito e injusto. A Alemanha jogou mal devido ao desfalque de Thomas Müller e ao nervosismo de uma seleção muito jovem. Quanto à Espanha, ela apenas fez o que sabe: um futebol ocasionalmente criativo e com forte marcação. Para resumir, tenho para mim que essa copa foi medíocre. Talvez a mais medíocre de todos os tempos! E essa situação persistirá enquanto os mafiosos donos da FIFA mandarem no futebol mundial. Um abraço!

Haroldo Mourão Cunha / São Gonçalo / RJ. disse...

...mesmo escrevendo enxergar com 'ch'...

Haroldo Mourão Cunha / São Gonçalo / RJ. disse...

José Eduardo, concordo com você, a Copa da Africa foi ruim, não digo mediocre, pois mediocre foi a de 86 (quando se fala mediocre, se diz que está na média ou foi mediana). De lá pra cá, todas foram ruins, com as de 90 e 94 sendo péssimas. A última Copa de qualidade, para meu prazer, foi a de 82, mesmo nossa seleção não trazendo a taça. Quem quiser ver por outro ângulo, tudo bem, mas eu gosto de ver um futebol bonito, se ganhar, ótimo, se perder, perde dentro do que sabe fazer e foi o que me fez (e quase todos nós brasileiros de sangue e de alma) gostar disso.

Related Posts with Thumbnails