quinta-feira, 8 de julho de 2010

GEORGE OBAMA OU BARACK BUSH? - 2

Não só em assuntos referentes a Israel -- o rato que ruge -- se verifica que Barack Obama não ficou, nem de longe, à altura do que dele esperava quem acreditou nas lorotas da fase de caça aos votos.

Sim, nós podemos
governar em favor do povo, mas são poucos os que têm fibra para sequer tentarem...
Eis como Obama trata os assuntos ambientais, segundo o excelente artigo de hoje (5ª, 8) do colunista Kenneth Maxwell, A responsabilidade, cujos principais trechos reproduzimos:
"A responsabilidade da BP pelo desastroso vazamento de petróleo no golfo do México está clara.

"O presidente Obama, que visitou o golfo do México quatro vezes desde o acidente, vem imputando veemente a culpa pelo pior vazamento de petróleo na história dos Estados Unidos à multinacional britânica.

"Mas o governo norte-americano também é responsável pela criação das condições que resultaram na catástrofe, por não ter fiscalizado com firmeza o cumprimento de suas regulamentações.

"...quatro meses depois da posse do presidente Obama, um tribunal federal de recursos em Washington decidiu, em um processo aberto por indígenas do Alasca e uma coalizão de grupos ambientalistas, que o governo estava despreparado para um forte vazamento de petróleo no mar, e que havia confiado em uma análise 'irracional' quanto aos riscos da prospecção de petróleo no mar.

"A despeito da retórica favorável ao ambiente adotada por Obama, seu governo instou o tribunal a revisar a decisão, enfatizando a possível perda de US$ 10 bilhões em royalties devidos ao governo federal.

"O tribunal de recursos reconsiderou sua decisão e permitiu que a exploração de petróleo no golfo do México prosseguisse sem alterações, o que inclui o hoje notório poço Macondo, da BP".
Ou seja, o nome do vilão responsável pelo maior crime ambiental das décadas recentes não é BP, mas sim ganância. O pilar do capitalismo.

2 comentários:

aragonez disse...

O capitalismo considera-se a evolução máxima das relações humanas.Para ele a história parou,da mesma forma pensavam os senhores feudais.

zecezar disse...

Macondo, como se sabe,é o lugarejo onde se deu a saga dos Buendia, na ficção do realismo fantástico do Gabo; fica lá pela "Loucombia" como diziam uns comediantes que aportaram em Brasília na década de oitenta, mais exatamente nas mesas do Beirute. Era o palco de massacres, exploração e loucuras de toda sorte. Macondo também é o nome de uma cidade verdadeira no leste do Congo, perto de onde estourou a epidemia de Ebola. Tinha que dar no que deu, deram muita sorte ao azar.

Related Posts with Thumbnails