quarta-feira, 25 de novembro de 2009

SEM COMENTÁRIOS

Elocubrações de Antonio Delfim Netto em sua coluna da Folha de S. Paulo, em 17/12/2008 (Cuidado):
"Capitalismo é o codinome de um sistema de organização econômica apoiado no livre funcionamento dos mercados. Nele há uma clara separação entre os detentores do capital (os empresários) que correm os riscos da produção e os trabalhadores que eles empregam com o pagamento de salários fixados pelo mercado. É possível (e até necessário) discutir a qualidade dessa organização e sugerir-lhe alternativas. O difícil é negar a sua eficiência, a sua convivência com a liberdade individual e os dramáticos resultados que desta última emergiram a partir dos meados do século 18.

"Depois de uma estagnação milenar, nos últimos 250 anos ela permitiu a multiplicação por seis da população mundial, multiplicou por dez a sua produção per capita e elevou de 30 para 60 anos a expectativa de vida do homem, o que não é pouco."
Trechos de notícia da Folha On Line, 530 são flagrados em situação análoga à escravidão em Minas, 25/11/2009:
"Cerca de 530 trabalhadores foram flagrados em condições precárias de segurança e saúde em fazendas de cana-de-açúcar arrendadas pela multinacional francesa LDC (Louis Dreyfus Commodities) em quatro municípios de Minas Gerais.

"A Polícia Federal diz já ter recebido relatórios de auditores-fiscais referentes a 286 trabalhadores. A PF afirma ter identificado, na maioria, indícios de exploração de mão de obra em condição análoga a escravidão.

"Os trabalhadores em situação irregular, que atuavam principalmente na colheita da cana, não tinham água potável, banheiro, local para refeições e equipamentos de proteção de qualidade. Folgas e horas extras não eram respeitadas.

"A LDC Bioenergia também tem usinas em SP, MS, RN e PE, e administra no Brasil 340 mil hectares de terra e emprega cerca de 20 mil pessoas.

"Mas as ramificações brasileiras do grupo Louis Dreyfus, presente em mais de 50 países, vão além do setor sucroenergético. Uma das maiores exportadoras brasileiras, a empresa é líder no mercado de algodão no Brasil e uma das maiores na produção de laranja e sementes oleaginosas. Em 2008, o grupo faturou US$ 4,3 bilhões no país."

Um comentário:

Anônimo disse...

Alguém já pensou mesmo, em reunir, alguns não notaveis, mas que com pouco façam muito barulho, e tentar reformular o estado, NÃO acredito que todas as maças do cesto estejam PODRES, falta sim é um BOM colhedor, ou quem sabe de UM ou de VÀRIOS, que saibam cuidar do POMAR, quem sabe a FALTA de atitude de quem poderia e teria o DEVER de começar uma mudança SIGNIFICATIVA...

Related Posts with Thumbnails