sábado, 10 de janeiro de 2009

CATÁSTROFES ANUNCIADAS

Conforme venho alertando há bom tempo, as alterações climáticas acarretarão consequências bem mais graves para a humanidade do que a mídia leva a crer, pelo menos nos espaços destinados ao grande público.

É em veículos especializados, como as publicações científicas, que a verdade vem à tona.

Vide, p. ex., as conclusões de um estudo publicado na respeitadíssima revista Science, que a Folha de S. Paulo reproduziu em sua edição de hoje e cujos principais trechos compilei:

"Metade da população mundial pode sofrer com a falta de comida até 2100 se nada for feito para adaptar a Terra ao aquecimento global.

"...no final deste século, há probabilidade de mais de 90% das regiões tropicais e subtropicais conviverem com temperaturas mais altas do que os recordes de calor do século 20. Isso vai afetar as plantações e comprometer a produção de alimentos.

"Nos trópicos, as temperaturas mais elevadas poderão comprometer de 20% a 40% da produção das principais culturas, como milho e arroz. Cada 1ºC a mais na temperatura pode significar uma redução média de produtividade agrícola entre 2,5% e 16%.

"Segundo o principal autor do estudo, David Battisti, da Universidade de Washington, a temperatura vai causar uma pressão enorme para a produção de alimentos, e a pesquisa nem leva em conta, p. ex., os problemas de abastecimento de água que serão provocados pelo aquecimento.

"Nós temos que repensar a agricultura como um todo, não somente em novas variedades, mas também reconhecer que muitas pessoas vão deixar a agricultura, e até mesmo se deslocar de terras onde vivem agora", afirmou uma das autoras do estudo, Rosamond Naylor."

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails