sábado, 3 de março de 2018

CARTOLAS DO FUTEBOL E CANDIDATOS DA POLÍTICA SÓ SÃO SOLIDÁRIOS NO CÂNCER

"Se o Corinthians fosse afastado do campeonato devido a uma acusação injusta, todos os outros times deveriam exigir, para o bem do futebol, que ele fosse incluído. Se Lula for afastado das eleições por uma acusação injusta, todos os outros candidatos deveriam exigir, para o bem da democracia, que ele seja incluído." 

A sugestão é do veterano Alex Solnik, que deve ter aprendido muita coisa em seus mais de 50 anos de bom jornalismo, mas tem uma visão pra lá de fantasiosa sobre os poderosos do nosso futebol.

Para os dirigentes dos principais clubes brasileiros cai como uma luva a frase que o Nelson Rodrigues inseriu nos diálogos da sua peça Bonitinha, mas ordinária, atribuindo a autoria ao jornalista Otto Lara Resende (que negou): "O mineiro só é solidário no câncer".

Então, a hipótese de que os cartolas de outras agremiações se solidarizassem ao Corinthians no caso de uma injustiça é tão improvável quanto, p. ex., a de a CBF vir a ser um dia moralizada.

Dou dois exemplos. Em 1969 o Corinthians vinha fazendo um ótimo Campeonato Paulista, mas dois do seus titulares morreram num acidente automobilístico no final de abril: o zagueiro Lidu e o atacante Eduardo. 

O time do Parque São Jorge tentou inscrever substitutos que contrataria para a disputa do restante do certame, incluindo o quadrangular decisivo no início de junho. Mas, precisava da anuência de todos os outros competidores e o Palmeiras negou a sua. 

O Santos foi campeão. Na partida contra o Corinthians, o ótimo ponta-esquerda Edu deitou e rolou em cima de um fraco marcador, já que o alvinegro da capital fora impedido de preencher a vaga do Lidu com um substituto à altura.

Já em 1987, discordando da voracidade com que a CBF organizava o Campeonato Brasileiro, os 13 maiores clubes do país criaram a sua própria competição (na qual incluíram três convidados), a Copa União, que teve o Flamengo como legítimo campeão. 

Os pequenos continuaram no curral da cartolagem chapa branca, disputando um torneiozinho que nada era além de uma série B que não ousava dizer seu nome . 

Mas, mesmo depois de as duas partes entrarem em acordo para o Brasileirão voltar a ser um só no ano seguinte, a Casa Bandida do Futebol teimou em fazer de conta que o Sport Club Recife tinha sido o campeão brasileiro de 1987. 

E os demais grandes, mesmo tendo participado da união (o rótulo virou propaganda enganosa!) contra a CBF ao lado do Mengo, não mexeram uma palha para que se fizesse justiça ao rubronegro carioca. Mais abandonado pelos outros conspiradores, só mesmo o Tiradentes...

Então, voltando ao exemplo do Solnik, nem o Corinthians deixaria de ser afastado do campeonato, nem o Lula deixará de ser excluído das eleições. 

Pois cartolas do futebol e candidatos da política convencional só são solidários no câncer.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails