sábado, 15 de outubro de 2016

LULA, O POLÍTICO, NÃO TEM MAIS FUTURO. POR QUE IMOLAREM O HOMEM?

A resposta à prisão de Lula já está preparada...
Não é só o jornalista e blogueiro Eduardo Guimarães que acredita na iminência da prisão de Lula. Muitos dos apoiadores do dito cujo também, a julgar por esta notícia de sábado (15) da Folha de S. Paulo
"Movimentos de esquerda estão a postos para protestar contra uma eventual prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Integrantes da CUT preparam uma vigília em defesa do ex-presidente.
Já o MST está de prontidão para realização de um protesto que reuniria seus militantes da Região Sul. Os integrantes do movimento fariam uma caminhada rumo a Curitiba em caso de detenção de Lula.
Coordenador nacional do MST, João Paulo Rodrigues diz que os movimentos planejam uma 'resistência' à eventual prisão do ex-presidente.
'Em caso de prisão, deflagraremos uma marcha até Curitiba. Não vamos permitir esse clima de fato consumado.'
A mobilização cresceu na última 5ª feira (13), após o juiz da 10ª Vara Federal de Brasília, Vallisney de Souza Oliveira, acolher denúncia feita pelo Ministério Público Federal e abrir ação penal contra Lula e o empresário Marcelo Odebrecht..."
...mas um pequeno detalhe pode atrapalhar os planos...
Como escrevi na noite passada, não se pode descartar a possibilidade de estarmos diante de um mero boato, pois o fato de Lula ter-se tornado réu pela terceira vez poderia ensejar sua prisão.

Ou não. Afinal, ex-presidente da República por dois mandatos, prestes a completar 71 anos e aparentemente não tendo, desde que se consumou o impeachment de Dilma Rousseff, tentado atrapalhar as investigações da Operação Lava-Jato (ou tomado alguma iniciativa para evadir-se do País), sua prisão parece desnecessária e, portanto, difícil de justificar para a opinião pública.

A notícia da Folha reforçou minha suspeita de que tal onda não passe, afinal, de mera suposição (e um tanto de teoria da conspiração). 

Então, suposição por suposição, apresento as minhas: 
  • se as autoridades deixaram Lula em liberdade durante as eleições, por que o prenderem agora, nas proximidades do Natal, levantando a bola para seus defensores apelarem ao sentimentalismo popular?
...como Anderson Silva aprendeu.
  • se o quisessem mesmo prender, por que não esperarem o período morno entre Natal e carnaval, quando tanta gente está desmobilizada, em férias?
  • e por que, afinal, prenderem-no antes de sentenciado, a menos que surja algum fato novo?  
Algo que aprendi durante a resistência à ditadura militar foi a nunca subestimar o inimigo. Se as ações jurídicas contra Lula fossem mesmo uma abrangente articulação para impedi-lo de candidatar-se à Presidência da República em 2018 (como alegam os petistas), hoje seria facílimo impugnarem sua candidatura, independentemente de permanecer fora das grades.

Então, caso tal articulação existisse, o mais inteligente para ela seria ir tocando adiante os processos, condenando Lula, permitindo que ele apelasse em liberdade para as instâncias superiores, etc., de forma que permanecesse durante anos a fio com uma espada erguida sobre sua cabeça, mas fora da prisão, para não dar motivo a indignação, aqui e no exterior.

Apostar na burrice do inimigo não tem dado muito certo para os petistas ultimamente...

De resto, torço para que Lula continue em liberdade, desfrutando da melhor maneira possível os anos que lhe restam, ao lado da família.  
A prioridade agora deveria ser preservar o homem
Sempre fui opositor ferrenho da utilização da Justiça para fins de vingança social. Na minha opinião, em septuagenário só deve ser recolhido à prisão em circunstâncias extremas, ou por haver cometido crimes muito mais graves do que os atribuídos a Lula.

E, haja o que houver, não acredito que ele volte a eleger-se presidente. Pesquisas feitas com dois anos de antecedência são uma coisa, a realidade da disputa eleitoral, com os adversários martelando o tempo todo na cabeça do eleitor tudo que foi noticiado nos últimos anos, é outra bem diferente. Afora o fato de que seu partido está em frangalhos.

Lula, o político, não tem mais futuro. Por que imolarem o homem?

2 comentários:

SF disse...

Celso,
Tenho acompanhado suas análises, que são certeiras.
O caso da prisão seria, realmente, um disparate.
Porém, fiquei em dúvida quanto ao cenário que traçou.
Seria o caso de se confiar mais no pragmatismo dos caras e considerar a prisão um boato, ou há mesmo que temê-la, já que você sugere nunca subestimar o inimigo?

celsolungaretti disse...

Companheiro,

a prisão imediata do Lula seria uma estupidez. Eu chutaria que, se decidirem prendê-lo, o farão em janeiro, ou então quando for anunciada sua primeira condenação.

Se estivessem com pressa, o teriam prendido antes das eleições. Se não o fizeram, por que fazê-lo agora?

Depois da péssima repercussão da prisão do Mantega no hospital, não creio que repitam a dose. O Lula passar o Natal preso seria levantar a bola para os petistas marcarem o ponto.

Abs.

Related Posts with Thumbnails