quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MARACUTAIA DA TRANSPOSIÇÃO: JÁ ESTOURARAM O ORÇAMENTO EM 36%

Há quatro meses, o geógrafo, professor e escritor Aziz Ab´Sáber alertou:
"A afoiteza com que se está pressionando o governo a conceder grandes verbas para início das obras de transposição das águas do São Francisco terá conseqüências imediatas para os especuladores de todos os naipes.

O risco final é que, atravessando acidentes geográficos consideráveis, como a elevação da escarpa sul da Chapada do Araripe -- com grande gasto de energia! --, a transposição acabe por significar apenas um canal tímido de água, de duvidosa validade econômica e interesse social, de grande custo, e que acabaria, sobretudo, por movimentar o mercado especulativo, da terra e da política".
O "grande custo" (além de um enorme atraso na entrega da obra) evidencia-se nesta notícia de ontem da Folha.com:
"O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou nesta terça-feira que as obras de transposição do rio São Francisco vão ficar mais caras e a água só vai começar a chegar aos nordestinos a partir de 2014.
 Segundo ele, a previsão inicial atualizada do custo do projeto era de R$ 5 bilhões, mas o valor foi aumentado para R$ 6,8 bilhões.
...a conclusão real dos trabalhos ficará para 2014 e 2015 nos dois eixos da obra, segundo Bezerra.
A previsão inicial do governo era que as obras chegassem ao fim em 2010 e 2012".
Resumo da opereta: o empreendimento faraônico não cumprirá suas alegadas finalidades e desrespeitou em muito o cronograma e o orçamento -- cujo estouro, por enquanto, é de 36%, mas ainda crescerá, com certeza! Afora a existência de  fortes suspeitas (para não dizer  absoluta certeza) de corrupção...
Ou seja, tudo transcorre exatamente como antecipou o bispo Luiz Flávio Cappio, quando de sua segunda greve de fome contra a  maracutaia da transposição, em dezembro de 2007

“Essa água não é para 12 milhões de pessoas, é para pequenos grupos do capital”, resumia ele.

Sábias palavras.

3 comentários:

Anônimo disse...

E no provável estádio do Corínthians, em Itaquera, vocês acham que vai acontecer o quê? A MESMA COISA.

Professor Eduardo Lima disse...

Você tem certeza disso Lungaretti? eu não posso acreditar que Lula tenha feito uma obra dessa só para o agronegócio. É preciso lembrar também que a reportagem é da FOLHA, logo, é preciso desconfiar. Vamos esperar para ver o resultado.

celsolungaretti disse...

Quem declarou que as obras demorarão e custarão muito mais foi o ministro Bezerra, a Folha publicou o que os outros jornais publicaram.

Quanto aos prós e contras do empreendimento, eis um artigo esclarecedor: http://naufrago-da-utopia.blogspot.com/2009/10/caravana-eleitoreira-visita-maracutaia.html

Related Posts with Thumbnails