quinta-feira, 10 de março de 2011

JORNALISTAS DA BBC SÃO AS NOVAS VÍTIMAS DA BESTIAL DITADURA LÍBIA

Reproduzo na íntegra a notícia Jornalistas são presos e torturados por forças de Khadafi, da BBC Brasil, como forma de manifestar minha indignação com a repulsiva ditadura líbia e minha irrestrita solidariedade a esses profissionais tratados da forma mais brutal e indigna quando faziam o seu trabalho.
"Três jornalistas da BBC foram presos e torturados por forças do líder líbio, Muamar Khadafi, quando tentavam entrar em Zawiya, no oeste do país, para cobrir os confrontos na cidade.

Eles foram encapuzados, algemados e agredidos por membros do Exército líbio e da polícia secreta. Também foram ameaçados de morte e submetidos a torturas que os faziam crer que seriam executados.

Chris Cobb-Smith, Goktay Koraltan e Feras Killani foram presos na segunda-feira e, após 21 horas detidos, foram soltos e já deixaram o país. Eles contaram que durante todo o tempo ouviam os gritos de outros prisioneiros sendo torturados ou agonizando.

Localizada a 50 quilômetros de Trípoli, Zawiya vem sendo palco de violentos confrontos entre forças pró-Khadafi e redeldes.

'Eles nos colocaram em uma fila, olhando para a parede. Havia um homem sem farda, com uma submetralhadora. Ele apontava a arma para todo o mundo', disse Cobb-Smith.

'Depois de gritar comigo, ele colocou a arma no meu pescoço e puxou o gatilho, duas vezes. As balas passaram perto do meu ouvido e os soldados riram. Foi muito assustador.'

Torturas

Killani, que tem origem palestina, foi agredido com socos, chutes e com as armas dos soldados.

'Logo que cheguei nesse centro de detenção, um homem me agrediu nas costas, usando sua Kalashinikov. Eu caí e ele me disse para colocar as mãos atrás da cabeça. E então, disparou a metralhadora. Achei que em poucos minutos eles iam me matar', disse o jornalista. 'Eu só fechei os olhos e pedi a meu Deus que me ajudasse.'

Ele conta ter sido acusado de ser um espião trabalhando para o serviço secreto britânico. Queriam saber por que eu estava carregando dólares e libras”, disse o jornalista, que foi espancado com socos, chutes e coronhadas.

'Simplesmente não consigo descrever o quanto foi horrível. A maior parte dos homens estava encapuzada e algemada. Eles tinham as mãos inchadas, costelas quebradas e gritavam, agonizando. Foi a pior coisa que já vi na minha vida e eu já vi muitas coisas horríveis.'

O terceiro membro da equipe, o câmera Goktay Koraltan, disse que ele tinha certeza que seria morto.

'Um cara negro me algemou e me encapuzou. Eu ouvia muitos tiros. Achava que eles estavam se preparando para nos matar, achava que seria executado a qualquer momento.'"
Essa selvageria só me surpreende por estar ocorrendo em 2011. Pensei que tivesse ficado para trás, na lata de lixo da História, em que estão os ditadores Hitler, Mussolini, Franco, Salazar, Médici, Pinochet e outros que tais. 

As execuções simuladas faziam parte do repertório dos torturadores do DOI-Codi do Rio de Janeiro, quando por lá passei, em 1970. Mas, não chegavam a disparar balas reais, usavam cartuchos de pólvora seca. Os congêneres líbios são ainda mais truculentos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails