segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

DESTINO ACERTA CONTAS COM BORIS CASOY

Reportagem da revista "O Cruzeiro"
em que
Casoy é relacionado
como membro do CCC


Na noite desta 3ª feira (5), as dezenas de postagens no YouTube referentes aos comentários que o apresentador Boris Casoy inadvertidamente fez sobre os garis no Jornal da Band já haviam sido vistas 2,5 milhões de vezes.

Só a mais assistida estava na casa de 940 mil hits. Casoy realmente bombou na Web... só que da forma mais negativa possível.

Se alguém ainda não sabe, o noticioso levou ao ar saudações de Ano Novo de dois simpáticos garis: um senhor branco com cabelos já grisalhos e um negro na faixa de 40 anos. Causaram ótima impressão, com seu ar digno e uma alegria que não parecia forçada.

Depois, enquanto eram exibidas vinhetas, ouviu-se a voz de Casoy no fundo, comentando com a equipe:
"Que merda! Dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras... dois lixeiros... o mais baixo da escala de trabalho!"
No dia seguinte, a mando da TV Bandeirantes, Casoy pediu "profundas desculpas aos garis e aos telespetadores da Band" pelo que escutaram em razão de um "vazamento de audio" (na verdade, só ouviram isso porque ele disse...).

Fê-lo, entretanto, de maneira burocrática e pouco convincente, não aparentando estar nem um pouco arrependido do desprezo aristocrático que manifestou pelos trabalhadores humildes.

Lembrei-me da rainha Maria Antonieta recomendando aos pobres que, se não tinham pães, que comessem bolos. Perdeu a cabeça. Casoy teve mais sorte, só quebrou a cara...

Fiquei matutando sobre o destino e seus contrapesos. Às vezes a mesma pessoa é brindada com a sorte grande num momento e tira o azar grande adiante. Ou vice-versa.

UM JUDEU COM A SUÁSTICA DO CCC

Casoy é elitista, racista, conservador e reacionário desde muito cedo.

Um velho companheiro que com ele cursou Direito no Mackenzie me contou: aos 23 anos, Casoy já era um dos líderes da ala jovem do Comando de Caça aos Comunistas, que tinha nessa faculdade um de seus focos principais.

Para quem não sabe, o CCC foi uma organização terrorista de ultradireita que, depois de integrar o esquema golpista que derrubou o governo legítimo de João Goulart, atuou como força auxiliar da ditadura, sem vínculo formal com o regime militar, mas praticando impunemente as maiores barbaridades:
  • a vandalização do teatro Ruth Escobar e o espancamento dos atores da peça Roda Viva;
  • a explosão da bomba no Teatro Opinião do RJ;
  • o seqüestro e assassinato do padre Antonio Pereira Neto, no Recife;
  • o assassinato de um secundarista na chamada “guerra da rua Maria Antônia”;
  • a invasão da PUC/SP, com o apoio da Polícia Militar, etc.
Em novembro de 1968, Casoy chegou a ser citado em reportagem da revista Cruzeiro (O comando do terror) como um dos principais membros do CCC. Eis o trecho:
"Boris Cazoy ou Kassoy estuda Direito. Locutor da Rádio Eldorado. Conclamou os alunos do Mackenzie a tomar a USP, de cuja invasão participou. Anda armado mas, segundo os colegas, é incapaz de atirar em alguém. Mora na Rua Itapeva. Acham-no mole com os comunistas".
O jornalista, escritor e poeta Raul Longo fez a gentileza de me enviar dados complementares, segundo os quais o CCC também adotava como símbolo a suástica -- detalhe que tornou Casoy, de origem judaica, malvisto no clube A Hebraica.

Ainda de acordo com Longo, alguns frequentadores do clube chegaram a xingar Casoy de "nazista", sendo depois emboscados e espancados, sem que se identificassem os agressores.

A quartelada beneficiou Casoy, claro: foi homem de imprensa de um ministro do Governo Médici e do secretário da Agricultura de SP, Herbert Levy, outra figurinha carimbada da direita.

Mas, nem tinha texto de qualidade superior, nem era uma figura agradável na telinha, portanto estava direcionado para uma carreira mediana no jornalismo, não fosse uma moeda que caiu em pé.

HOMEM DE CONFIANÇA DO II EXÉRCITO

Isto aconteceu quando o comando do II Exército aproveitou uma frase imprudente do cronista Lourenço Diaféria (sobre mendigos urinarem na estátua de Caxias) para intervir na Folha de S. Paulo.

Os militares exigiram a destituição do diretor de redação Cláudio Abramo (trotskista histórico), o afastamento de alguns profissionais (demitidos ou realocados) e o abrandamento da linha editorial.

O proprietário Otávio Frias, que sempre se definiu como comerciante e não jornalista, negociou. Servil, aceitou até substituir Abramo por um homem de absoluta confiança do regime militar: Casoy, que editava o Painel (coluna sobre os bastidores políticos), então um espaço dos mais secundários no jornal.

Igualmente secundário era Casoy para os leitores da Folha e para os próprios militantes/simpatizantes da esquerda. Suas posições fascistóides eram ignoradas pela maioria.

Aí, como diretor de redação, calhou de ser ele o principal defensor do jornal num episódio de reação à censura.

Ou seja, sob palco iluminado, o lobo teve seu momento de cordeiro, o caçador de comunistas maquilou sua imagem para a de defensor da liberdade de expressão!

Sua carreira deslanchou. Depois de comandar a redação da Folha por sete anos (saiu para dar lugar ao filhinho do patrão), voltou a editar a coluna Painel, cuja importância crescera nesse interim.

Finalmente, tornou-se conhecido pelo grande público como apresentador do Telejornal Brasil do SBT, entre 1988 e 1997.

Novamente os fados o bafejaram. Numa emissora que investia pouco em jornalismo e não tinha reportagens para mostrar que, quantitativa e qualitativamente, chegassem nem perto das exibidas pela Rede Globo, o jeito foi deixar crescer o espaço do apresentador.

BORDÕES, POPULISMO E JUSTIÇA ILUSÓRIA

Casoy pôde, assim, atuar como um âncora à moda dos EUA, fazendo comentários catárticos sobre episódios de corrupção política (principalmente) que eram concluídos com um ou outro de seus bordões habituais: "Isto é uma vergonha!" e "É preciso passar o Brasil a limpo!".

Ou seja, para telespectadores da classe "C" e "D", ele passou a personificar o justiceiro que atirava a verdade na cara dos poderosos.

É um público que, em sua ingenuidade, valoriza desmesuradamente essa justiça retórica e ilusória, sem perceber que, depois do desabafo, continua tudo na mesma...

Assim, por novo golpe do destino, um comunicador azedo conquistou a simpatia dos pobres e dos muito pobres, ao expressar seu inconformismo impotente face às agruras que os atingem e eles são incapazes de compreender em toda sua extensão.

É fácil canalizar seu justo ressentimento contra os políticos desonestos. Tanto quanto é conveniente, para os poderosos, mantê-los na ignorância de que o maior vilão em suas sofridas existências atende pelo nome de capitalismo.

Servindo tão bem os interesses do sistema, Casoy atravessou as duas últimas décadas como um aclamado populista televisivo de direita.

Só teve alguns percalços ao exagerar na dose contra o Governo Lula, mas seus pés de barro continuaram, tanto quanto possível, ignorados pelo grande público.

Agora, um acaso revelou ao Brasil inteiro que indivíduo insensível e preconceituoso é, na verdade, Boris Casoy.

Alguns viram este episódio como um exemplo da justiça divina em ação. Quem sabe?

Obs.: depois de já divulgado o artigo, fiz esta nova versão, com o acréscimo de informações que me foram passadas pelo Raul Longo e da citação a respeito do Casoy na reportagem da revista "O Cruzeiro" sobre o CCC.

22 comentários:

marusa disse...

Nao da para acreditar o que o BORIS CASOI Cometeu PRECONCEITO ESSE CARA NAO E BRASILEIRO E SERA QUE ELE AINDA VAI CONTINUAR DA BAND, ATENÇAO SR SAAD,ELE PODERA FAZER COISA PIOR MANDA ESTE CARA PRO ESPAÇO.AGUARDO SUAS PROVIDENCIAS URGENTE.

PROF MOISÉS, O AMIGO DA HISTÓRIA disse...

Interessante, não conhecia esse lado do Boris Casoy e até admito ter sido, em muitas ocasiões, simpatizante do seu estilo. Por outro lado sempre tive reservas porque considero o "isso é uma vergonha" muito vazio num país em que a corrupção tem, cada vez mais, se institucionalizado na medida em que não encontra punição e é, com pouca resignação, aceita.

Señora Castillo disse...

Gostei do texto, pricipalmente por acrescentar a informação de que o mesmo fazia parte da ala jovem do Comando de Caça aos Comunistas.
Infeliz foi seu comentário sobre os garis, mas ao mesmo tempo gostei muito, assim o povo consegue enxergar de que estirpe Casoy é. Só tenho medo das memórias curtas.

José Carlos Lima disse...

Até o formato da boca de Boris, imitando uma vagina sedenta, é pornográfica

jose carlos lima

clique aqui para ir ao blog do Azenha disse...

Celso, são quase um milhão de hists para o vídeo no youtube...pegou mal para o boca de caçapa

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/video-do-casoy-tem-935-mil-hits/

Anônima;;;;

José Carlos Lima disse...

A família Saad levou o que de mais retrógrado existe por ai: Boris Casoy e Marcelo Tass
Falando em Tass, ele esteve no congresso dos DEMo, quando revelou-se fã ardoroso de Ronaldo Caiado,,,vai ver que é por isso que o seu CQC não deu as caras na casa do governador Arruda.
Quem sabe agora, já que o figura deixou o DEM.
Prá completar o espetáculo de reacionarismo a família Saad deveria levar para a Band a Ana Maria Braga, o Jô Soares e o Luciano Huck,,,
Mas não pode,,,a ruindade tem que se espalhar feito metástase por todos os canais de TV

Anônimo disse...

tempestade em copo d'água.

Anônimo disse...

Ziraldo tambem falou sobre a boca de Boris Casoy:"BOCA DE FIOFO´DE GALINHA"

Anônimo disse...

INFELIZMENTE CONTINUA LA COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO

Francesco disse...

Bom texto. Só que essa coisa da Maria Antonieta não aconteceu de verdade. Coitada da mulher, cortaram-lhe a cabeça e ela ainda acaba sendo comparada ao Boris Casoy... Não tem destino pior do que esse.

Alexander José de Freitas disse...

Boris o vermelho! Isso é uma INFÂMIA!

Jânio Freitas disse...

O Bóris com seu chafão: "Isto é uma vergonha" não engana ninguém, é um jornalista direitista, o artigo de Náufrago só nos faz ter a certeza disto. Xô Bóris.

Érico Cordeiro disse...

Enojante! Ultrajante! Repugnante!
Uma das criaturas mais abjetas e asquerosas já vomitadas pela direita brasileira exibiu a sua verdadeira face.
Será que os blogueiros não conseguiriam fazer um movimento (acho que a onda será altamente favorável) e fazer com que esses dois BRASILEIROS, TRABALHADORES HONRADOS, sejam recebidos no Palácio do Planalto, pelo Presidente Lula, com toda a dignidade que eles merecem?
Que tal a sugestão?

Unknown disse...

- E agora "Dr." Boris Casoy?! Onde ficará sua já tão "impoluta credibilidade"?
- E como será de agora em diante usado (se conseguir ainda usá-lo depois de tudo) a sua tão celebre e famosa (e agora CAPENGA) frase "ISSO É UMA VERGONHA!"?!
- São Incríveis como as máscaras dos ditos "intocáveis" e "puros arcanjos" da “ÉTICA e MORAL BRASILEIRA” neste início de século 21 e juntamente com o advento da comunicação e a informação midiática fazem cair por terra hipócritas desse naipe!
- É... Os tempos realmente mudaram "Dr." Casoy! A interatividade, agora globalizada, é a maior e mortal das armas que uma sociedade cercada por pessoas do seu tipo pode ter!
- E viva a internet! E viva os meios de comunicação que a cada dia estão mais interativos (YouTube), que é para onde transbordam todas as calhordices de pessoas do "seu tipo"!
- Como posso classificar esse tipo de comentário? Nojento? Repulsivo? Desprezível? Preconceituoso? Arrogante? Discriminador? Podre? Cretino? Estúpido? Imbecil? Vil? Falso? Vergonhoso? Odioso? mal educado? Desprezível? Burro? Infeliz? Inconseqüente? Palerma? Cruel? Opressor? ... Bem, dentre tantos outros adjetivos que poderiam ser usados, estes, porém, são apenas descrições e não julgamento, desse ato/atitude, transformado no áudio/fala em rede nacional!
- Que pena "Dr." Boris que só agora sua máscara caiu... E viva os lixeiros! "...que do alto de suas vassouras..."! Fizeram cair por terra mais um DRAGÃO da Mídia Nacional!
- Rabino que rouba loja chique no exterior, políticos que ficam impunes de suas roubalheiras e jornalistas que falam o que quer, também ouvem o que não quer!
- E no final, afinal, o que nos resta? Que atirem a primeira pedra quem nunca errou/pecou!?
- Quem somos nós?! Somos todos hipocritamente humanos ao julgarmos e emitir juízo de valor?!
- Em fim, todos nós merecemos perdão! Mas infelizmente, o perdão não faz apagar (do YouTube e de nossas mentes) as marcas que ficarão registradas para a posteridade!
- Um lobo na pele de cordeiro?! Quem diria, heim "Dr." Casoy?! Quem diria...Bem, eu diria! Você realmente nunca foi um Miss Simpatia, pelo contrário, do alto de seu pedantismo, qualquer comentário feito por vossa senhoria, se tornava imediatamente populista, falso e antipático.
- Que me desculpem o juízo de valor e a crucificação de um "arauto" das comunicações em massa! Mas pelo menos esse, realmente culpado o é! Como todos perceberam em seu vídeo de desculpas formal e deveras esfarrapadas...
- Sejamos então práticos nessas horas senhores! Solução?! Hora de apagar as luzes da ribalta e se aposentar “Dr.” Casoy! Não espere muito mais de nós após tamanha transparência em rede nacional! Sinta-se DEMITIDO e PROIBIDO de adentrar nossos lares.

marusa disse...

Nota dez maravilham,devemos fazer um movimento para que os garys,sejam recebidos pelo Presidente Lula.Ideia otima,sugestao aprovada,vamos começar o movimento?,conte comigo.bjjs/marusa

marusa disse...

VOCE PODERA CONTAR COM MEU APOIO,ISSO NAO IRA FICAR ESQUECIDO NUNCA DA MINHA PARTE VC PODE TER CERTEZA.aCABEI DE ASSISTIR DATENA,ESTE TAMBEM,SENTA A RIPA NO PREFEITO,PRESIDENTE,GOVERNADOR.AGORA QDO.O MESMO ESTA EM ENTREVISTA COM OS ELE MANERA,OUTRO TAMBEM SO DE PAPO/PAPADA/FURADO/VAMOS FICAR ATENTO/,BJJS/MARUSA/CONTE COMIGO A QUALQUER MOMENTO/FUI

marusa disse...

NAO TENHO NADA A COMENTAR /JA ENVIEI MENSAGEM/SO NAO IREMOS DEIXAR ESFRIAR/QUE O BORYS CASOY AMA OS GARIS DE SAO PAULO/TAMBEM DISSE QUE ACHAM LINDO DE VIVER/SAFADO

Unknown disse...

Jamais vi comentários tão concisos, verdadeiros, coerentes, lúcidos, bem feitos, honestos com a história...Como esses aqui reunidos... A respeito desse ser de conduta abominável, que causou desserviço de valor incalculável à DEMOCRACIA BRASILEIRA ao longo de tantos anos ...
Faltou a opinião do nosso "Lula-Lúcido", que brilhou e brilha a despeito da existência desses tipos baixo-nível...Total apoio à ação antidiscriminatória com os garis, no Palácio do Planalto, com todas as honras e glórias que merecem...Se houvesse um concurso para eleger o sujeito mais asqueroso e de caráter discriminador e predador da democracia e da solidariedade e inclusão dos sofredores e excluídos pelo Capitalismo...Esse Boris estaria entre os primeiros classificados...FORA CASOY !
Neiva

Cidadão Quem? disse...

Sem tempo para Net nestes ultimos meses, hoje achei um tempo para "zapear" e no blog do ótimo Diego Novaes (diegonovaes.blogspot.com) encontrei algumas charges e este link. Por duas vezes ensaiei escrever algo sobre nosso glorioso jornalista, mas a falta de tempo não permitiu, o que acabou sendo ótimo, já que não poderia escrever com tanta propriedade. O texto esclarecedor deve ficar como uma referencia biografica do estilo brasileiro de se fazer jornalismo, ao menos na grande imprensa.

Parabéns Celso!

Anônimo disse...

boris casoy é o pai da moralidade .é o ser mais perfeito ,senhor da razão é contra tudo e todos...é o cara mais de mod^e

pEduardop disse...

Boris Casoy, dá nojo só de ver esse reacionário da direita se dirigindo às pessoas humildes com
'ar" de despreso.

Anônimo disse...

Ainda bem que esta raça está em extinção. A democrática internet abre os olhos da população.

Related Posts with Thumbnails