domingo, 17 de maio de 2026

APÓS TORNAR INVEROSSÍMIL SUA SOBREVIVÊNCIA NA TERRA, PODERÁ A ESPÉCIE HUMANA SALVAR-SE EM MARTE?

Não existe plano B para sair deste planeta e sobreviver em Marte
, alertou o engenheiro Ivair Gontijo no início da palestra que fez na São Paulo Innovation Week, festival de inovação e empreendedorismo promovido pelo Estadão.

O mineiro Ivair trabalha num programa da Nasa, a agência espacial do governo dos EUAEstá envolvido principalmente com a coleta de amostras de rocha e solo de Marte, que futuramente serão trazidas à Terra e aqui estudadas. 

Indagado sobre a possibilidade de a espécie humana, que parece condenada a ser extinta nos próximos 100 anos, encontrar uma alternativa de sobrevivência no planeta vermelho, ele foi categórico:
É milhões de vezes mais barato e mais fácil resolver os problemas daqui. Para ir a Marte, precisamos resolver problemas gigantescos. Como produzir oxigênio? Comida? E os problemas de saúde, tecnológicos? Como se resolvem esses problemas? Não temos solução.
Estará totalmente descartada a possibilidade de o homem ir viver em Marte? Ele não foi tão longe, mas quase: 
Mesmo com o avanço da ciência e da exploração espacial, não se deve enxergar o avanço em outros planetas como um refúgio. 

Morar em Marte, por enquanto, só em histórias de ficção científica.

Contudo, deixou um fio de esperança para nós:

Uma missão tripulada para Marte vai demorar muito tempo, mas eu acredito que vai acontecer e que eu ainda vou ver no meu tempo de vida.

Infelizmente, dá para notarmos que foi só um agrado que ele fez para a plateia, dissonante das suas análises sérias. (por Celso Lungaretti) 

Um comentário:

Neves disse...

O marxismo de Che | com Michael Löwy (com legenda)
https://www.youtube.com/watch?v=3r_jq3fjDJ8&pp=0gcJCQQLAYcqIYzv

Related Posts with Thumbnails