terça-feira, 10 de maio de 2022

BOLSONARO TORNOU-SE UMA VIVANDEIRA DE QUARTÉIS...

 ...COMO AS ODIADAS POR CASTELLO BRANCO.
"
Eu os identifico a todos. E são, muitos deles, os mesmos que desde 1930, como vivandeiras alvoroçadas, vêm aos bivaques bulir com os granadeiros e provocar extravagâncias do poder militar."
.
Quem disse isto foi o marechal Humberto Castello Branco, em agosto de 1964, no auditório da Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Reclamava dos civis que passaram a atacar seu governo, mas que, antes, rondavam os quartéis a pedir ajuda militar para suas extravagâncias políticas. 

As vivandeiras citadas por Castelo são aquelas mulheres que seguiam as tropas em marcha para comercializar ou levar mantimentos que os soldados necessitavam. No ideário machista, parte delas seriam prostitutas a bulir com os granadeiros

A afirmação jocosa do marechal bem marcava o desprezo dos militares pelos civis que tanto os convocaram, ao longo de toda a história do Brasil, para dar apoio armado às artimanhas dos políticos. 

Os estrategistas do golpe militar de 1964 entre os quais o general Golbery do Couto e Silva utilizaram o seguinte argumento para convencer os colegas a aderir ao movimento: parar de agir para sustentar este ou aquele político, pois chegou a hora de os próprios militares assumirem o poder. 

Desde então, as vivandeiras dos quarteis perderam expressão na política brasileira. E os militares, por sua vez, acabaram se desgastando com seus 20 anos de governos autoritários. Castigados por terem se metido de corpo e alma na política. 

Mas eis que o tempo passa e é eleito presidente da República o capitão da reserva militar Jair Bolsonaro, afastado do Exército e classificado como um mau militar pelo ex-presidente e general Ernesto Geisel. 

Obrigado a deixar a caserna, Bolsonaro tornou-se um político. Acabou incorporando alguns dos maus hábitos dos dois lados. O pior deles está se revelando agora: a estratégia dos velhos políticos civis pré-Castelo Branco de convocar os militares e intervir na política. 
Bolsonaro tornou-se uma daquelas vivandeiras apontadas pelo marechal, que buliam com os granadeiros para levar os militares a cometer extravagâncias políticas. 

Pensávamos todos que os militares de alta patente, após a lição de 1964, estavam vacinados contra os chamamentos das vivandeiras para a política. 

Talvez até estivessem. Mas não parecem resistir à sedução de um carguinho comissionado, do aumento do soldo e da possibilidade de furar o teto salarial. 

Bolsonaro parece despertar o que há de pior na tropa, quando vemos um general-ministro da Defesa aceitar ser candidato a vice-presidente, como é o caso do general Braga Netto. 

E, o que é pior, seu sucessor e também general, Paulo Cesar Nogueira, se prestar a bulir com o Tribunal Superior Eleitoral para pôr em dúvida a confiabilidade das eleições. 

O presidente do TSE, Edson Fachin, respondeu no tom exato às questões levantadas pelo general, mostrando-lhe o quanto são inapropriadas. Espera-se que tenha servido como um ponto final.

(por Tales Faria, colunista do UOL, com passagens marcantes
pelo Portal IG, Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails