sexta-feira, 20 de março de 2020

PESTE, FOME E MORTE TEMOS. E, COMO NÃO ESTAMOS EM GUERRA, O 4º CAVALEIRO DO APOCALIPSE BRASILEIRO É A BURRICE

josias de souza
CLÃ BOLSONARO PROVA QUE
A GENIALIDADE TEM LIMITES
O deputado Eduardo Bolsonaro disputa com os irmãos Carlos e Flávio uma espécie de corrida para mostrar ao pai Jair quem é o filho mais genial. 

No seu penúltimo esforço, Eduardo avaliou que o Brasil tem poucos problemas. E achou que seria uma boa ideia adicionar à pandemia do coronavírus e ao risco de recessão econômica uma briga diplomática com a China, o maior parceiro comercial do Brasil. 

O filho do presidente culpou a China pela pandemia. Até onde foi possível apurar, esse vírus surgiu na cidade chinesa de Wuhan. No final de dezembro do ano passado, o médico que tentou alertar sobre a gravidade da descoberta foi advertido pelas autoridades locais. 

Esse médico morreu em fevereiro, contaminado pelo coronavírus. A ditadura chinesa abriu uma investigação, considerou inapropriado o comportamento das autoridades de Wuhan e diz que serão punidos os responsáveis. Sabe-se também que a China agiu com rigor para deter o avanço do coronavírus. 

No momento, o ministro Henrique Mandetta, da Saúde, solta fogos porque a China se oferece para enviar ao Brasil equipamentos que se tornaram escassos no resto do mundo. Coisas como respiradores artificiais e máscaras. A ministra Tereza Cristina, da Agricultura, celebra a reabertura de negociações com a China para a venda de excedentes de produtos agropecuários do Brasil.  

Foi nesse ambiente que Eduardo Bolsonaro, ex-futuro-quase-embaixador do Brasil nos Estados Unidos, chanceler informal do governo, decidiu comprar briga com a China.

Numa reação incomum, o embaixador chinês no Brasil disse que o filho de Bolsonaro foi infectado por um vírus mental. Exige um pedido de desculpas. O Itamaraty toma as dores do filho do presidente. 

Difícil obter um pedido sincero de perdão, porque o patriarca do clã Bolsonaro está convencido de que o coronavírus é um plano da China para subjugar a economia mundial. Ainda não se sabe quem é mais genial, se o Zero Um, o Zero Dois, o Zero Três ou o pai. 

Mas vai ficando claro que a diferença entre a genialidade e a estupidez é que a genialidade tem limites. (por Josias de Souza)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails