quarta-feira, 17 de julho de 2019

NA BERLINDA, COMANDANTE DOS TENENTES TOGADOS JÁ É CHAMADO DE "UM HERÓI A MENOS NO PAÍS DA MALANDRAGEM"

ivan marsiglia
O STRIP TEASE DE
 DELTAN DELLAGNOL​​
Poucas vezes um tuíte se mostrou tão inoportuno quanto o do principal procurador da Lava Jato no último sábado (13). Escreveu @deltanmd Trabalhar na Lava Jato gera um grande custo pessoal. Mas todos da força-tarefa estamos dispostos a pagá-lo para cumprir nosso dever e contribuir para um país com menos corrupção e menos sofrimento humano causado por essas práticas espúrias.​

No dia seguinte (14), o autor e sua declaração pública de integridade e abnegação foram expostos ao vexame da leva de mensagens da Vaza Jato. Nelas, Deltan combina com um colega a criação de uma empresa de palestras no nome de suas mulheres para fugir de questionamentos legais, e conta ter recebido R$ 400 mil líquidos em um ano de perorações pelo país.

O resultado foi uma enxurrada de críticas na plataforma.

Na definição da jornalista e diretora do portal Metropoles.com, @lilian_tahan, A Folha de S. Paulo deixa Deltan nu em sua manchete de hoje. Pelas mensagens obtidas, fica claro que o combate à corrupção é pano de fundo para ele organizar vida mais abonada. Não é ilegal, mas é constrangedor. Um herói a menos no país da malandragem.
Também tuitou o professor da Faculdade de Direito da USP, @conradohubner: A magistocracia mais bem remunerada do mundo, que consome a maior parcela do PIB no mundo, não se satisfaz com salário. Retorce a lei e se dedica a palestras. Se der pra usar fama da Lava Jato e o serviço de assessoras do MPF, melhor ainda. Dobram o salário.

Dois dos candidatos derrotados à presidência se manifestaram. O do PT resumiu em tópicos: @Haddad_Fernando: Se entendi bem a reportagem, Deltan sugeriu: 1) uma empresa de fachada com cônjuge laranja; 2) propina para comissões de formatura; 3) palestras armadas para associações que representavam empresas investigadas. É isso?
Tadinho, sem as palestras ele morreria de fome...

O do PSOL reproduziu citações de Deltan e reforçou a hashtag que liderava os TTs na manhã deste domingo (14). @GuilhermeBoulos: Vamos organizar congressos e eventos e lucrar, ok? / Vcs não vão ter que trabalhar. Contratam uma empresa. / Se fizéssemos algo sem fins lucrativos e pagássemos valores altos de palestras pra nós, escaparíamos das críticas. E as palestras eram sobre ética... #AcabouDeltan

Poucas personalidades se aventuraram a defender publicamente o procurador, mas a reação da militância anônima – na base do contra argumentos não há fatos – veio também na forma de hashtag. E #DeltanNaPGR bateu em 95,5 mil tuítes na tarde do mesmo dia. (por Ivan Marsiglia, jornalista, escritor e bacharel em ciências sociais)

"Cai, cai, cai, cai / Eu não vou te levantar /
"Cai, cai, cai, cai / Quem mandou escorregar?"

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails