sexta-feira, 5 de abril de 2019

WIKILEAKS DENUNCIA: PRESIDENTE DO EQUADOR VAI ENTREGAR JULIAN ASSANGE. CHAFURDARÁ NO ESGOTO COM MORALES...

daniel avelar
EQUADOR ESTÁ PRESTES A EXPULSAR ASSANGE
DE EMBAIXADA EM LONDRES, DIZ WIKILEAKS
Lênin Moreno é outro populista que faz demagogia rasteira usando trajes típicos...
O Equador planeja expulsar Julian Assange de sua embaixada em Londres nas próximas “horas ou dias”, revelou o WikiLeaks na noite desta 5ª feira (4).

O país já teria acertado os detalhes da prisão do ativista australiano com as autoridades do Reino Unido. As informações foram vazadas ao WikiLeaks por um funcionário do alto escalão do governo equatoriano.

Assange vive na embaixada equatoriana em Londres desde 2012 para evitar ser detido e extraditado para a Suécia, onde era investigado por estupro. O processo foi arquivado pela Justiça da Suécia, mas as autoridades britânicas ainda buscam prendê-lo.

O fundador do Wikileaks nega as acusações de estupro e diz ser perseguido por ter vazado milhares de documentos revelando práticas espúrias de diversos governos ao redor do mundo, em especial os Estados Unidos.
...e exibe a mesmíssima falta de caráter de Evo Morales...

A suposta decisão de revogar o asilo de Assange ocorre após o surgimento de denúncias de corrupção contra o presidente equatoriano, Lenín Moreno.

O escândalo, apelidado de INA Papers, envolveria o pagamento de pelo menos US$ 18 milhões (R$ 70 milhões) em propina à família de Moreno por uma empreiteira chinesa.

O governo nega as acusações, afirmando que elas foram inventadas pelo ex-presidente Rafael Correa e disseminadas por Assange com o intuito de prejudicar Moreno. Em março, o Equador já havia decidido cortar o acesso de Assange à internet.

Na 3ª feira (2), o líder equatoriano acusou Assange de violar repetidamente as regras de concessão de asilo.

“Não é que ele [Assange] não possa se expressar livremente, mas ele não pode mentir, muito menos hackear contas ou interceptar ligações telefônicas privadas”, declarou Moreno à imprensa equatoriana.

Em dezembro, o jornal New York Times revelou que o governo equatoriano manteve negociações com autoridades americanas sobre a expulsão de Assange em troca do alívio de dívidas.
...imitando o supérfluo ao invés de inspirar-se no combate heroico às perfídias europeias de Túpac Amaru
MORENO vs CORREA — O debate sobre a revogação do asilo de Assange reflete as disputas de poder travadas no Equador entre Moreno e Correa, seu antecessor.

Moreno foi eleito presidente em abril de 2017, prometendo dar continuidade às políticas de esquerda de Correa. No entanto, após chegar ao poder, Moreno se distanciou de seu padrinho político e forjou alianças com partidos de centro e de direita.

A concessão de asilo a Assange conferiu a Correa credenciais anti-imperialistas num momento em que a maior parte dos países sul-americanos, inclusive o Brasil, tinha governos identificados com a esquerda.

Sob Moreno, o Equador busca reconfigurar suas alianças com os novos governos de direita na região e com os Estados Unidos. (por Daniel Avelar)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails