quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

QUE DIFERENÇA FAZ QUEM, AO DEPRECIAR CHICO MENDES, APENAS FAZ AUMENTAR O ABISMO MORAL EXISTENTE ENTRE AMBOS?

Nas proporções morais corretas: o personagem lendário...
josias de souza
SALLES: "QUE DIFERENÇA FAZ QUEM É CHICO MENDES?"
O ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) considera o lendário líder seringueiro Chico Mendes um personagem "irrelevante". Em entrevista ao Roda Viva, na noite de 2ª feira (11), o auxiliar de Jair Bolsonaro indagou: "Que diferença faz quem é o Chico Mendes nesse momento?" 

Recordou-se ao entrevistado que Chico Mendes teve a relevância reconhecida até pela ONU. E o ministro: "A ONU reconhece um monte de coisa errada também". 

Chico Mendes foi injetado na conversa no final da entrevista. Como o ministro realizaria sua primeira visita à Amazônia nesta terça-feira, perguntou-se a ele o que achava do líder seringueiro. "Olha, eu não conheço o Chico Mendes e tenho certo cuidado em falar de coisas que não conheço", declarou Ricardo Salles, antes de soar descuidado na frase seguinte. 
"Eu escuto histórias de todo o lado. Do lado dos ambientalistas, mais ligados à esquerda, um enaltecimento do Chico Mendes. As pessoas que são do agro, da região, dizem: 'olha, o Chico Mendes não era isso que é contado'." 
...e o seu detrator.
Uma das entrevistadoras indagou: "O que o pessoal do agro diz ao senhor?" O ministro respondeu, de bate-pronto: "Que o Chico Mendes usava os seringueiros para se beneficiar, fazia uma manipulação da opinião ali…"

Outro repórter emendou: "Se beneficiar em quê? Ele morreu pobre!" Foi nesse ponto que Ricardo Salles, já meio abespinhado, menosprezou uma das páginas mais importantes do enredo amazônico: 
"Que diferença faz quem é o Chico Mendes nesse momento?" 
Chico Mendes, como se sabe, está no DNA da política ambiental no Brasil. Em 1977, recebeu o Prêmio Global de Preservação Ambiental da ONU. Ou seja: o personagem que o ministro tacha de irrelevante já era internacionalmente reconhecido há quatro décadas.

Em 1988, Chico Mendes foi passado nas armas pelo fazendeiro Darly Alves da Silva e seu filho. Os desmatadores não suportavam o convívio com um defensor de valores socioambientais. Não admitiam a pregação em favor da criação de reservas extrativistas, a salvo das motosserras —áreas em que os seringueiros conciliariam o trabalho com a preservação da floresta.  

Se não tivesse sido acomodado na Esplanada dos Ministérios por Jair Bolsonaro, Ricardo Salles seria apenas um ex-secretário do governo paulista condenado por improbidade administrativa. 

Mas já que foi convertido em titular da pasta do Meio Ambiente, seria recomendável que evitasse espremer a biografia de Chico Mendes na bitola estreita dos sinais de trânsito: esquerda ou direita? 

É certo que a história costuma ser escrita pelos vitoriosos. Mas pessoas como Ricardo Salles deveriam pelo menos simular algum respeito pelos combatentes que tombaram lutando. 

Do contrário, o ministro acaba reforçando no brasileiro essa incômoda sensação de que vive um enredo confuso, no qual faz o papel do passageiro que viaja num avião sabendo que sua bagagem, com tudo o que foi capaz de conquistar em sua história, viaja em outra aeronave....  (por Josias de Souza)

4 comentários:

Anônimo disse...

O ministro foi crucificado.
Mas a pergunta ficou sem resposta:
"Que diferenca faz quem e Chico Mendes nesse momento?"

celsolungaretti disse...

Muita, pois foi um herói e um mártir e agora o Brasil está subjugado à mais repulsiva ralé.

Anônimo disse...

Pois continua nao fazendo diferenca.

Unknown disse...

Anônimo, não precisa responder, que idade você tem, que escolaridade tem, que livros leu?

Related Posts with Thumbnails