sábado, 23 de janeiro de 2016

ROMPIMENTO DA BARRAGEM DA SAMARCO: JÁ COMEÇOU A OPERAÇÃO 'INDULGÊNCIA COM OS PODEROSOS'.

O rompimento da barragem da mineradora Samarco foi o maior desastre ambiental de todos os tempos no Brasil e o maior do mundo envolvendo barragens de rejeito.

Causou 17 mortes confirmadas, havendo chances irrisórias de que os dois cidadãos ainda desaparecidos não tenham também morrido.

A cidade de Bento Rodrigues foi destruída e seus moradores obrigados a reconstruir sua vida alhures.

Houve aumento da turbidez das águas do rio Doce, afetando o abastecimento de água em centenas de municípios mineiros e capixabas, danos à fauna e flora, prejuízos para a pesca e o turismo.

A negligência gritante e criminosa da Samarco justificaria plenamente que tivesse de pagar R$ 20 bilhões, ao longo de 10 anos, para os estragos serem, na medida do possível, sanados.

Mas, o editorial deste sábado (23) da Folha de S. Paulo dá a perceber que a ação movida neste sentido pela Advocacia Geral da União serviu apenas para aplacar a indignação do povo brasileiro. A operação Indulgência Com os Poderosos já está em curso:
"...o total de R$ 20 bilhões obteve forte repercussão, embora fosse de todo misterioso por qual via se chegara a ele. 
Bastaram menos de dois meses para ver tanta determinação e dureza se esvaírem em dúvida e opacidade. Reuniões promovidas em Brasília e Belo Horizonte nesta semana exalaram sinais de um início de afrouxamento nas exigências pecuniárias às empresas".
Alguém esperava que os acontecimentos tomassem rumo diferente? Só crianças acreditam em Papai Noel, fada dos dentes, coelhinho da Páscoa e rigor dos governos com grandes empresas.

6 comentários:

Valmir disse...

mas toda essa bull shit de crime ambiental é a mesma coisa...ta todo dia nos jornais: só 2% das multas aplicadas por esses crimes são pagas..alguém ir preso??? kkkkkkkkkkkkkkkkkk
agora pensando bem...com esse tipo de habitante, pra que preservar o mundo mesmo???
melhor deixar ferrar tudo..o que acontecerá de um modo ou de outro.

celsolungaretti disse...

Valmir,

parece-me que vc nunca se colocou no lugar do cidadão que tinha seu lar, levava sua vidinha pobre porém decente, mas perdeu tudo de um momento para outro. Nem dos que perderam até a vida.

Por mais que tenha sido sacrificada, hoje avalio que valeu a pena ter levado a vida que levei. Aprendi muito.

Houve ocasiões em que minha carreira me colocou em hotéis 5 estrelas, houve ocasião na qual, faminto, fiquei torcendo para a caminhonete da padaria, ao passar pela valeta, derrubar pães para eu limpar e comer.

Também já tive de usar as páginas do Estadão como cobertor, em noite de quase 0º. E já me livrei de situações perigosas graças à solidariedade das boas pessoas humildes que existem neste mundo que você acha tão descartável.

Nunca serei indiferente ao sofrimento dos indefesos. Devo-lhes isto.

Valmir disse...

Celso..os "indefesos" faziam passeatas e mais passeatas semana passada em Mariana pedindo perdão das penalidades para a Samarco.
A boa gente de Unai elegeu prefeito o autor da carnificina intelectual e financeiro dos fiscais do trabalho que libertavam escravos...
então como sempre digo ser "de esquerda" tem uma porção de problemas pra mim sendo o principal deles o mandamento de amar o povo sobre todas as coisas...

Anônimo disse...

O que vale lembrar (falando em Samarco... talvez vá-se desviando) o governo do capo Fernando Henrique Cardoso. Drones nele. Otávio Martins Amaral.

celsolungaretti disse...

Valmir,

é terrível, mas a dignidade é um luxo inacessível para esses pobres coitados. Então, depois dos votos de cabresto, agora temos as manifestações de cabresto!

É por isto que considero atualíssimo o TERRA EM TRANSE. Quando o poeta diz que "o Brasil é uma tragédia bem maior do que nossas forças", assino embaixo.

Mas, nunca perdoarei o PT por manter os currais eleitorais, apenas redirecionando-os em seu benefício: agora, eles lhe garantem a permanência no poder.

Abs.

celsolungaretti disse...

Meu caro Otávio,

a diferença, como sempre, é de que dos tucanos esperávamos exatamente a vassalagem ao grande capital, enquanto do PT esperávamos que pelos menos começasse a nos livrar dessa podridão toda.

E hoje vemos que, no governo, o bico de um é o focinho do outro. Igualam-se em mutretas e maracutaias.

Abs.

Related Posts with Thumbnails