terça-feira, 5 de janeiro de 2016

APOLLO NATALI: "MENOS, ALCKMIN!"

Todo escoteiro faz uma boa ação por dia. Parabéns por ajudar uma velhinha  a atravessar a rua, disse o chefe para um deles. Mas, por que você está todo arranhado? --estranhou. Senhor, a velhinha não queria vir de jeito nenhum!

O governador Geraldo Alckmin vai sair todo arranhado politicamente se obrigar sua velhinha a atravessar a rua contra a vontade dela. Ou seja, se impuser contra a vontade de milhares de estudantes, suas famílias, professores, o que ele batiza de reorganização escolar. Ele teima em manter as mudanças neste ano novo de 2016 e implantá-las em 2017. Insiste, mas não convence, de que a reorganização melhora o ensino.

Melhorar a Educação e fazer um país forte é isto aqui: pagar melhor os professores do que os políticos. Qualquer estúpido, como eu, vê que ele quer é gastar menos com  a Educação.

Despoticamente alheio ao pânico e aos contratempos mil que sua medíocre reengenharia vai causar a milhares de famílias e seus filhotes, e também aos sempre desconsiderados professores, ele trama o fechamento de 93 escolas. E transformar 754 delas em unidades de ciclo único.  Fechar uma centena de escolas melhora o ensino?

Alguns minutos de navegação nos arquivos do espaço cibernético são suficientes para se constatar o espírito de tirania até agora manifestado por Alckmin em episódios marcantes da vida dos cidadãos paulistas.  Num deles, interpretou como ação de baderneiros as super-democráticas manifestações de rua de 2012 em todo o país.  Quantos movimentos de professores por melhores salários foram reprimidos com violência por Alckmin em seus três governos autoritários? Pesquisem.

O governador, do PSDB, partido que em duas décadas no poder não fez prosperar nada no Estado mais promissor e rico do país, proclama que são políticos os movimentos contra a sua enganosa reestruturação escolar. 

Ora, governador, cada suspiro de um ser humano neste planeta azul é um ato político, seja ele cadastrado ou não a um partido. Nunca ouviu falar, em seus tempos de estudante, que o homem é um animal político?  Pelo amor de Deus, não sabia? Quem falou que apenas o PSDB pode fazer ato político e para o resto do mundo é crime?

Mudando de assunto. Me respondam, vocês que me ouvem: que governador paulista em todos os tempos deixou de pisotear com cavalos e baixar o cassetete nos professores em suas manifestações?

Voltando ao assunto. Escolas depredadas, e lá vem Geraldo Alckmin considerar criminosos os estudantes, no caso todos crianças, apesar da estatura física.  Só um toque, governador: as escolas foram depredadas quando já tinham sido desocupadas e  por baderneiros usando máscaras. O que os alunos têm é feito melhorias nas escolas. Entre outras, pintá-las por conta própria. Não sabia?

Menos, governador, sua velhinha não quer atravessar a rua. Deixe-a em paz. As crianças-estudantes, seus pais e muito menos os professores não querem a sua abrupta, policialesca, inconveniente e nem um pouquinho democrática reestruturação. Ouça a voz das ruas. Fique de bem com a democracia.

E eu incito a não-violência da PM contra crianças. Exorcize esse seu pesadelo de que está enfrentando crianças criminosas, governador. O senhor jogou bombas de gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral, gás de pimenta, cassetetes, até contra meninas! Que horror! E se fosse uma filha sua? 

Na hora da onça beber água, agora em 2016 e 2017, novas manifestações poderão acontecer, quem sabe. Então, reconheça isto, governador Geraldo Alckmin: já não tem mais nenhum cabimento o povo brasileiro ser pisoteado pela bota de ferro da repressão. Este é outro entulho autoritário de que deveríamos ter-nos livrado em 1985, quando voltamos à civilização. 

É paradoxal que se arvore em reorganizador da rede escolar quem mostra tamanho desconhecimento de nossa História: a ditadura acabou em 1985! 

A truculência como regra no trato das questões sociais virou uma excrescência na sociedade brasileira. A cidadania a estranha. A cidadania a rejeita. A cidadania a abomina.

Passou da hora desta obviedade ser reconhecida também  no Palácio dos Bandeirantes. Caia em si, governador, pelo amor de Deus! (por Apollo Natali, jornalista e cronista)

7 comentários:

Anônimo disse...

O povo paulista reelegeu Alckmin no primeiro turno. Dos 645 municípios paulista ele venceu em 644.

Até em São José dos Campos onde desalojou, com cacetadas e bombas, milhares de trabalhadores que ocupavam uma área do escroque Naji Nahas teve votação avassaladora, claro, com votos de trabalhadores explorados também.

São Paulo, principalmente nas cidades do interior o conservadorismo hegemônico tem por base a maçonaria, os rotarys, lyons, espíritas e a instâncias da igreja católica, mais a nova praga das igrejas evangélicas, mais o empresariado explorador que demite e faz lista negra de alguma liderança surgida nas fábricas.

E a grande massa imbecilizada segue essas reacionárias lideranças. E o PSDB e PMDB reina nas políticas locais. O PT quis entrar de sócio nessa farra e foi jogado de lado pelo povo. Nem para isso prestou. Acharam melhor confiar no original do que na cópia que o PT pretendia ser ou foi em alguns municípios.

O povo paulista só vai aprender na dor, Apollo Natali.

Isto já está acontecendo com a crise. As prefeituras inchadas de assessorias não terá outra solução senão a demissão. Acabou abonos aos professores. Postos de saúdes sem remédios e com médicos relapsos. A crise está chegando com força.

E Alckmin só cairá em si quando despencar nas pesquisas porque até recentemente a maioria do povo paulista que o consagra nas urnas há 20 anos aprova suas barbaridades, sua dura repressão por meio da policia paulista,uma das mais despreparada e violenta do mundo.

william orth disse...

Resposta ao anônimo: Sabe quantos Policiais já morreram assassinados em 2016 ? Sim em menos de uma semana a " polícia mais violenta e despreparada do mundo " já perdeu 5 ( repito cinco ) policiais para o crime organizado. Fala qual país do mundo isto aconteceu? Quanto ao PSDB, do jeito que a esquerda esta desabando no Brasil e na América do Sul,se prepare pois o próximo congresso vai ser infinitamente mais conservador. Mais respeito com as religiões, se quer ser ateu seja mas não coloque a culpa na fé dos outros.Democracia é isso mas pelo jeito anônimo adora uma Ditadura. Abraço Celso.

Emilio Antunes disse...

William Orth, você só confirma que a polícia de São Paulo é a mais despreparada, pelo menos no Brasil.

Foram mortos 05 PMs nesse início de ano pelo crime organizado. Está aí;para enfrentar professores, estudantes, posseiros desarmados ela é valente. Porque o crime organizado mesmo [PCC] a alta cúpula não podendo vencê-los, negocia.

O PM,o soldado, dessa polícia, violenta, como ser humano, ele não tem culpa. É um instrumento do Estado a serviço do capital.

Sou quase setentão e conheci e conheço muitos PMs que são afastados por alcoolismo.

Muitos homens da tropa de choque vai desalojar posseiros,sem tetos, e depois volta para o lar para dormir com a família numa casa dos fundos ou num apartamento minúsculo, pagando aluguel.

Ele que almeja morar num lugar digno é instrumento para despejar aqueles que procuram a mesma dignidade. Muitos não conseguem viver nessa contradição e fogem para a bebida ou outras drogas.

Quanto ao que o anônimo disse sobre as igrejas é isso mesmo. Conheço bem o interior e todos os bispos católicos são no mínimos conservadores. Não estão nem aí com o o sofrimento do povo.

Cuidam só da "salvação da alma". Sofrer aqui para ter o paraíso,......depois da morte.Algumas pequenas cidades parece que vive na idade média sob a hegemonia desses padres.

Tem alguma exceção como o bispo Don Demetrio Valentini de Jales, preocupado com as questões sociais.

william orth disse...

Não Emilio Antunes. Oque existe é impunidade. Em qualquer País do mundo, EUA, Japão, Rússia, ou me diga aonde não ocorre pena pesada para homicídios de Policiais. Aqui o crime organizado da "bonus" para execução de agentes de segurança. Tem dívida com o "partido" , "sobe" um PM, PC que a dívida esta paga. Eu trabalho na segurança pública e sei o quanto existe de especialista de plantão. Ar condicionado, computador, aí é fácil criticar, vai enfrentar pedra , rojão, nóia ,cuspida , desrespeito. Vou dar o mesmo conselho que dou para outros, se for assaltado não chame a polícia, negocie sozinho, tente viver sem a polícia quando precisar , pago para ver um familiar teu deseperado e você manter teu ar professoral. Quanto a religião respeite a fé espirita, católica, protestante. Repeite minha fé e eu respeito oque você acredita, simples assim. Abraço Celso.

Emilio Antunes disse...

Will, suas colocações são corporativistas. Estás indignado com a morte de policiais pelo crime organizado, mas não comenta a violência da polícia paulista contra o povo, pobre, humilde, negro, estudantes.

Já que trabalha na segurança pública deve bem saber que o oficialato da PM, de capitão para cima, são bem aquinhoadas em seus vencimentos enquanto a tropa ganha esse salário que mal dá para sustentar a família. Os vencimentos de alguns coronéis são acima das armas federais para a mesma patente, com as vantagens dissimuladas.

Digo que você é corporativista e deve ser da polícia fardada, porque se fosse da área civil você saberia que o governo da Alckmin, Serra, Covas, quase trinta, desmontou a polícia civil.

Isso é tanto verdade que se num bairro ocorrer um assassinato, mesmo passional,a polícia, na maioria dos casos, só vai descobrir o criminoso se houver delação feita por comparsas, parentes, amante ou o porteiro do prédio viu e conhece o assassino.

Porque investigação mesmo não há. A investigação policial é nula para as pobres vítimas.A não ser que seja um crime com colunáveis ou muito rico. É uma calamidade; nós paulistas estamos desprotegidos de uma função de segurança tipicamente, constitucionalmente de governo estadual .

Ser policial civil é uma vida dura. Os delegados e investigadores lidam com o esgoto da sociedade; com covardes que surram as companheiras e outros crimes bestiais.

Conhecidos delegados de plantões noturnos sofrem com o que veem e fazem um enorme equilíbrio para respeitar em seus direitos aquele animal que está na sua frente.

Quanto a religião ela é mesma alienante, todas elas como instituições. Como disse Saramago "eu respeito os crentes, mas não respeito as religiões [como instituição]", é isso que eu quis dizer sobre religião.

Anônimo disse...

Emílio, sou Policial Civil e com muito orgulho filho de oficial da Policia Militar já falecido. Defendo as duas corporações. Quanto a religião cada um tem a sua mas os ateus são os mais radicais. abraço .

Emilio Antunes disse...

Ao anônimo 9:26 PM---Os ateus não são radicais como afirma. Conheci grandes ateus. Foram as pessoas mais tolerantes com quem já convivi. Os ateus são pessoas iminentemente humanas.

Quanto às polícias.É duro ser policial para aquele homem de consciência.

Há muitos anos um jornal[ não foi a Folha, Estadão e nem Voz Operária, Hora do Povo e congêneres] fez um teste com o leitor.

Postou várias fotos de polícia de diversos países reprimindo trabalhadores. Para cada foto havia uma alternativa do teste: era polícia polonesa, britânica, americana, cubana, francesa, holandesa, sul africana? etc.

Após o gabarito vinha a observação: "SE VOCÊ NÃO FEZ NENHUM PONTO, NÃO SE CHATEIE. AS POLÍCIAS SÃO IGUAIS EM TODO MUNDO".

Related Posts with Thumbnails