sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

VISÕES DA CRISE: "GOVERNO FAZ PIOR GESTÃO ECONÔMICA DESDE COLLOR".

Por Raquel Landim
UM PAÍS DESGOVERNADO

Nessas últimas semanas de 2015, o poço em que o Brasil se meteu parece não ter fundo. É tanta notícia ruim em tão pouco tempo, que achamos ser impossível piorar. Só que continua piorando.

Enquanto trocar tapas se torna uma vergonhosa rotina entre os deputados, o Brasil vive problemas reais que não recebem energia política suficiente para serem combatidos.

Não param de aumentar os casos de grávidas contaminadas pelo vírus zika, comprometendo o desenvolvimento intelectual dos bebês. O vírus é transmitido pelo mosquito da dengue, cujo combate foi negligenciado.

Na economia, o Banco Central ameaça subir juros apesar da forte recessão. Isso porque a inflação chega a dois dígitos graças aos preços represados no passado.

Outras agências de classificação de risco já avisam que rebaixarão o Brasil, decisão que se tornou incontornável depois que o governo perdeu o controle da área fiscal.

São mais alguns bilhões de reais que vão deixar o país, desvalorizando ainda mais o real e corroendo o poder de compra da população.

E ainda não falamos na queda brutal do investimento, na falta de infraestrutura, na grave crise da indústria, e na corrupção sistemática nas estatais descoberta na Operação Lava-Jato.

São todos problemas tão graves, que deveriam estar sendo alvo de uma força-tarefa específica do governo com ampla discussão na sociedade.

Mas isso não acontece, porque as atenções estão voltadas para as manobras do deputado Eduardo Cunha para avançar um discutível processo de impeachment da presidente Dilma enquanto salva a própria pele da Lava-Jato.

Vale frisar que ele só consegue o que quer porque o governo não tem nenhuma força política e faz a pior gestão econômica desde o ex-presidente Collor.

Brasília vai se esfarelando nessa luta por poder e o país segue desgovernado sem políticas públicas sérias para problemas tão concretos quanto a tragédia dos bebês atingidos pelo zika. Até quando? 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails