domingo, 5 de outubro de 2014

SEMEARAM VENTOS. COLHEREMOS UMA TEMPESTADE?

"Lo que siento en esta ocasión,
lo tendré que comunicar,
algo triste va a suceder,
algo horrible nos pasará."
(Luis Advis, Cantata 
Santa Maria de Iquique)

Se as pesquisas eleitorais se confirmarem, teremos o 2º turno sonhado pelo PT, que não poupou nenhum golpe baixo para o viabilizar: Dilma Rousseff x Aécio Neves.

As perguntas que não querem calar são:
  • Tendo implodido Marina Silva com uma avassaladora blitzkrieg de falsidades, insinuações e tendenciosidades, o PT preparou o caminho para a vitória... ou para sofrer a sua pior derrota desde 1989?
  • Como impedirá que os votos de sua filha pródiga migrem para Aécio Neves, se a satanizou como a pior das inimigas, ao invés de tratá-la com o respeito devido a uma adversária também pertencente  a campo da esquerda? 
  • O que lhe dá tanta certeza de triunfo, se o partido está visivelmente desgastado após 12 anos de exercício ininterrupto do poder e já não tem mais esperanças nem novidades para oferecer (só mais do mesmo, quando o mesmo se tornou pouco), se sua rejeição jamais foi tão elevada, se o momento econômico é o pior desde 2002, se nunca houve tantas e tão chocantes denúncias para o PIG trombetear e se Dilma Rousseff mostra desempenho muito inferior ao de Aécio Neves nos debates eleitorais?
  • Nestas condições, não terá sido leviandade trocar a certeza de vitória de uma das candidatas de esquerda pelo risco de abrir as portas do Palácio do Planalto para o inimigo de classe, concorrendo para um terrível retrocesso?
O jeito é torcermos e agirmos para que os semeadores de ventos não colham tempestades que desabarão também sobre todos nós. 

Mas, se o pior ocorrer, haverá muito o que cobrarmos depois. 

E eu serei o primeiro a fazê-lo, pois fui também o primeiro a alertar para os perigos de encararmos uma eleição de forma tão temerária e inconsequente, com o exclusivismo tacanho dos torcedores de futebol (o meu time contra todos os outros) ao invés do despojamento dos verdadeiros militantes de esquerda, que devem sempre colocar a causa acima de seus interesses e conveniências.  

4 comentários:

Anônimo disse...

Celso, mudando um pouco de assunto mas, continuando no mesmo...rs...uma pena que os verdadeiros partidos representantes da esquerda não estejam unidos numa mesma frente. PSTU, PCB, PCO, PSOL...Desta forma, nem precisa a Direita se preocupar em boicota-los, eles próprios fazem isso.

Abração, camarada !

Marcelo

Anônimo disse...

Celso, como disse antes, agora conto com você no segundo turno.
(mesmo que você esteja de nariz tapado).

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Bem, parece que as chances de Aécio são grandes.

Se eles vencerem, não será pela primeira vez. Mas a esquerda brasileira, essa do tipo PT/PCdoB, compreenderá a necessidade de criar vergonha na cara em relação a TUDO, a TUDO, mas a TUDO mesmo!

Não temamos a história. A verdadeira desgraça, segundo palavras de Walter Benjamin, ocorrem principalmente quando as coisas permanecem exatamente do modo como estavam.

celsolungaretti disse...

Anônimo, sou fiel aos meus valores: entre uma reformista e um direitista, alinho-me com a primeira.

Mas não sou, evidentemente, capaz de influenciar um número considerável de votos.

E temo que, faça eu e façamos nós o que quisermos, os dados já foram lançados. Quem viver, verá.

E não pense que estou contente por minhas previsões se confirmarem. Nada é mais frustrante do que perceber o perigo antes dos outros, mas nada conseguir fazer para o evitar.

Related Posts with Thumbnails