segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PAUSA PARA RECICLAGEM

Já são quase oito anos de atividades incessantes, começando pelo blogue Celso Lungaretti - O rebate e depois se diversificando com o Náufrago da Utopia e o Diário de campanha do Lungaretti. Chega o momento de fazer uma pausa para reciclagem.

Há muito estou precisando recuperar o fôlego. Esperei até o desfecho da eleição presidencial de 2014 porque, embora esteja totalmente cético quanto à possibilidade de fazermos avançar a revolução por meio da (e em meio à) putrefata política oficial, percebi uma tempestade se formando no horizonte e tudo fiz para alertar os que a podem evitar.

Nem isto consegui. Então, só me resta torcer para que estejam equivocadas as minhas previsões. 

Faço uma última recomendação: que os dirigentes da esquerda palaciana aprendam a evitar os confrontos cujo desfecho será desastroso a médio ou longo prazo. Há vitórias que conduzem a acachapantes derrotas e aos mais terríveis retrocessos. A História será implacável com os pastores que conduzirem seus rebanhos ao extermínio.  

De resto, vou refletir profundamente sobre os caminhos para concretizar a contribuição que eu ainda me proponho a dar, nos anos que me restam, para a causa à qual tenho dedicado toda a minha vida consciente.

O certo é que continuarei apostando nos movimentos e mobilizações que surjam nas ruas, à margem do sistema falido e na contramão dos podres poderes. Quando eu tiver a possibilidade de desempenhar um papel na formação de novas gerações de revolucionários, sem os defeitos e os vícios daquelas que se tornaram parte da realidade que deveriam transformar, será a hora de voltar ao ringue. 

A tarefa que gostaria de estar desempenhando a partir do day after da eleição presidencial seria a da construção de uma nova esquerda. A velha, contudo, insiste em pular fora do caixão, embora sua sobrevida já nada nos augure de bom. No mínimo, o cronograma da revolução terá sofrido um substancial atraso. Torçamos e façamos figa para que seja só este o prejuízo. Um novo 1964 é tudo de que não precisamos.

De minha parte, não vejo mais motivo nenhum para me ocupar da política oficial, exceto se o País vier a enfrentar a ameaça de uma nova ditadura. Aí, nenhum antigo resistente poderá se furtar ao dever de lutar com todas suas forças contra uma recaída nas trevas. 

Mas, não havendo emergências nem o tão aguardado ascenso revolucionário, este blogue permanecerá em recesso indefinidamente, com repostagens esporádicas de textos antigos para mantê-lo vivo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Há ecos de Bronchtein nessa mensagem ("toda minha vida consciente etc.)
Lembre-se que o velho recomendou, de forma veemente, a união dos comunistas com a social-democracia na Alemanha para derrotar o nazismo.
Guardadas as devidas proporções, o embate que tivemos aqui tem alguma semelhança com aquela época.
Descanse um pouco e retorne à luta. Ela se tornará mais dura em futuro próximo, ainda que imprevisível. Você será bem-vindo.
Juvenal

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Vou me meter a besta o bastante para dar pitaco, ó Celsão. Se você quer se reciclar, mas quer continuar com o blog ativo, por que não passa a escrever mais sobre cinema? Você tem uns textos maravilhosos sobre cinema. Não te faria bem?

Anônimo disse...

Pois é Celso...Sentirei falta dos seus textos que me levaram a melhor compreender o que é Revolução e ser Revolucionário.

Grato.

Ramon Veloso

Anônimo disse...

Celso, nossa gratidão, meu e dos amigos a quem indiquei seu blog. Entre todas suas lutas, todos se recordarão o seu empenho no blog pela não extradição do esquerdista italiano e, paradoxalmente, seu embate com Mino Carta. Digo paradoxalmente porque a posição de Mino Carta no caso foi decepcionante, pois o memso se diz de esquerda. Quanto á sua recomendação acredito que o PT não enfrentará os grandes meio de comunicação pois será um desastre. A cúpulado PT não tem a estatura dos Kitchners que primeiro enfrentaram os banqueiros internacionais. Por último, que não prolonguem a injustiça pelo não pagamento de sua justa e já decidida indenização.

celsolungaretti disse...

Meu caro Eduardo,

pode ser. Estou dando uma respirada e depois definirei novos rumos.

Grato pelo interesse, um abração!

Paulo César disse...

Caro Celso, beleza?
Acho muito cedo para você dar esse tempo. Nós precisamos dos homens imprescindíveis, como afirmou Bretch.
Um forte abraço.

Paulo César.

celsolungaretti disse...

Agradeço, Paulo César. Ainda estou avaliando caminhos a seguir. O mais provável é que dê continuidade ao blogue, com foco em direitos humanos, ecologia, pensamento e arte. E sem me impor a obrigatoriedade de produzir textos diários.

Quanto à política oficial, partidária e governamental, só quando o assunto for realmente importante. Poucos são.

Abs.

Related Posts with Thumbnails