quarta-feira, 11 de junho de 2014

O 'FILME PARA VER NO BLOGUE' DE HOJE SÓ PODERIA SER...

...Pra frente, Brasil! (d. Roberto Farias, 1982).

Trata-se de uma sarcástica lembrança do pesadelo que aqui vivemos sob a ditadura militar: enquanto um pacato cidadão (Reginaldo Farias) é barbarizado nos porões por haver sido confundido com um militante revolucionário, o povo vibra com a campanha da Seleção Brasileira no México. 

O título é o mesmo da repulsiva marchinha representativa do tri, aquela dizendo que "todo o Brasil deu as mãos" numa "corrente pra frente", pois "tudo é um só coração". Só que alguns corações não disparavam por causa dos gols de Jairzinho, e sim dos choques elétricos que os corpos martirizados recebiam.

Mas, por que evocar tais horrores logo na véspera da abertura do Mundial 2014 da Fifa?

Vocês se surpreenderão: não estou sugerindo que vivemos hoje situação semelhante, mas, pelo contrário, comemorando o fato de que o povo brasileiro hoje já não se ilude tão facilmente e está contestando nas ruas a Copa das Maracutaias -à qual se seguirá a Grande Recessão de 2015, porque a lógica do capitalismo a exige.

O que existe hoje de mais auspicioso neste país não transcorre nos estádios, muito menos na Praça dos Três Poderes. São os jovens saindo novamente às ruas para lutar contra os privilégios, as injustiças e os descalabros. E que terão motivos mais graves ainda para lutar no ano que vem.

Os augúrios são soturnos, mas a esperança voltou. Pra frente, Brasil... dos indignados! O futuro lhes pertence. 

2 comentários:

Avelino disse...

Caro Celso
O pior é ver os comentários sobre o filme.
Haja estomago.
Saudações

celsolungaretti disse...

O Avelino se refere aos comentários no Youtube. São daqueles que nos fazem suspeitar de que parte da humanidade esteja em processo de regressão acelerada, prontinha para voltar às cavernas...

Related Posts with Thumbnails