sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

AOS COMPANHEIROS E AMIGOS...

...principalmente os que de alguma forma colaboraram com minha campanha a vereador de São Paulo, comunico que estou reassumindo a condição de independente.

Acreditei que meu engajamento no Partido Socialismo e Liberdade pudesse contribuir para o resgate de algumas posturas dos revolucionários de minha geração, como a de que só devemos disputar posições e assumir postos no Legislativo e no Executivo burgueses com a finalidade tática de acumularmos forças. 

Encarando o capitalismo como o maior obstáculo à felicidade dos seres humanos e a maior ameaça à sobrevivência da humanidade, avaliei que, se conquistasse algum naco de poder nas suas entranhas, isto serviria para amplificar minha voz e dar mais amplitude à minha atuação, no sentido de aguçar-lhe as contradições e evidenciar seu caráter desumano e predatório, fazendo avançar a luta por sua extinção.

Também pretendia impulsionar a união de todas as forças anticapitalistas na luta contra o inimigo de classe, fundamental neste momento em que somos minoritários e quase impotentes para influir verdadeiramente nos rumos políticos da Nação.

Fui fiel aos meus valores e princípios: lutei. Mesmo sabendo que assumia uma missão praticamente impossível, tentei de todas as formas abrir um caminho para mim e para outros.

Até para não desestimular jovens idealistas, prefiro não esmiuçar os motivos pelos quais fracassei e hoje considero inalcançáveis tais metas.

Apenas deixo registrada minha opção pessoal de não continuar no PSOL nem me filiar a qualquer outro partido empenhado em repetir, corrigindo-a, a trajetória do PT --ou seja, crendo na hipótese de que seja possível não se desviar do objetivo revolucionário no meio do caminho. 

Conclui que havia uma única oportunidade histórica para tal via ser bem sucedida: aquela em que também me empenhei ("Quem não dormiu no sleeping-bag nem sequer sonhou") e que foi, lamentavelmente, desperdiçada. 

E que é "nas escolas, nas ruas, campos, construções", na praça que "é do povo como o céu é do condor", que nossa luta pode atualmente resultar. Não no seio dos (ou com um pé nos) podres Poderes.

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Celso
Cada vez mais, certos setores do pensamento dito independente se isolam e se acham sempre crescendo, quando fragmentam.Esse é o verdadeiro PSOL, partido dos solitários, porém, eternamentes corretos, segundo conceitos próprios.
Prefiro errar no PT, PCdoB, por mais que me vire o estômago, a acertar cada vez mais sozinho.
De novo a direita ganha.
Saudações
Avelino

celsolungaretti disse...

Meu caro Avelino,

minha definição política é clara: coloco a revolução contra o capitalismo acima de tudo, como a solução real para os problemas brasileiros e mundiais.

Dos partidos anticapitalistas com um pé no sistema, o PSOL é o mais pujante, então fazia sentido aceitar a oferta que ele me fez.

Mas, dentro do partido, fiz várias constatações que me levaram a concluir que a História não se repete nem pode ser corrigida.

Ou seja, hoje não vejo chance de o PSOL adquirir tanto poder quanto o PT nem, muito menos, de fazê-lo sem se tornar também reformista (ou seja, passando a trabalhar pela recauchutagem do capitalismo e não por sua extinção).

Então, como o velho Marcuse, passo a apostar todas as minhas fichas na contestação que se estruture à margem do sistema, fora dele e contra ele.

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Caro Celso
Entendo a sua definição, e tem meu apoio, porém, mas, de forma que etc etc, entre outros, fica-se sozinho e ajudamos a dividir.O PT tem aliados, e tem a base de apoio, e tem o PSOL e o PSTU, só para ficarmos nestes, que estão do outro lado da trincheira.
Constestar sim, mas de preferencia, não sozinho.Não podemos nos dar ao luxo de continuar a perder mais pessoas.
Saudações
Avelino

AF Sturt Silva disse...

Fico triste com sua saída Celso. Penso que pessoas como vc deve estar nos partidos políticos e nos movimentos sociais para inspirar a militância jovem dão desanimanda hoje em dia. Além de bastante alienada, e às vezes com um idealismo de momento, a juventude quando se encontra com nossa conjuntura tão difícil acaba desisitindo de prosseguir com a luta, que como vc sabe é longa e dura.

celsolungaretti disse...

Companheiro,

vou ser muito sincero consigo: minha propensão foi sempre a de lutar fora do sistema, contra o sistema.

Mas, sendo nossas forças e recursos são tão escassos, temos de tentar de tudo. Então, testei essa outra possibilidade, na esperança de conseguir, assim, melhores resultados para minhas lutas.

Não resultou. E, infelizmente, cheguei à conclusão de que me iludi quanto à possibilidade de o PSOL vir a se tornar um PT sem o aburguesamento do PT.

Conclui que nem o PSOL nem nenhuma das siglas atuais de esquerda conseguirá ir tão longe quanto o PT (muito menos mantendo sua integridade).

Então, depois de, sucessivamente, o PMDB, o PSDB e o PT se descaracterizarem no exercício do poder, acredito que seja perda de tempo levarmos de novo a rocha até o topo da montanha, apenas para vê-la despencar mais uma vez.

Related Posts with Thumbnails